Connect with us

NOVO HAMBURGO

Novo Hamburgo sofre com alagamentos após 170 mm de chuvas nos últimos 3 dias

O alerta de chuvas intensas se confirmou nesta segunda-feira (06/03), em Novo Hamburgo. Segundo balanço da Defesa Civil, o volume de chuva registrado no pluviômetro localizado em sua base, no bairro Pátria Nova, chegou a 70 milímetros até as 17 horas. Desde sábado, foram 170 milímetros de chuva, bem acima da média de 150 milímetros para todo o mês de fevereiro em Novo Hamburgo. Ainda no fim de semana, a prefeita Fátima Daudt acompanhou os trabalhos da Defesa Civil e na manhã desta segunda-feira mobilizou a Prefeitura para auxiliar no que fosse necessário.

A preocupação era com encostas de morros e áreas ribeirinhas. Durante todo o dia, a Defesa Civil esteve acompanhada de engenheiro e geólogo da Prefeitura nas vistorias por várias áreas do Município. Duas casas acabaram interditadas, uma do bairro Kephas, em razão de risco de movimento de massa, e outra na Boa Saúde, localizada às margens de arroio e com risco de colapsar. Nestas ações, o trabalho foi acompanhado pelas equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e dos Centros de Referência em Assistência Social (CRASs) que atendem os bairros.

Por volta das 17 horas, a prefeita Fátima vistoriou a Casa de Bombas, no bairro Santo Afonso, para conferir o escoamento das águas para o Rio dos Sinos. O maquinário estava em funcionamento mas havia grande quantidade de lixo urbano. “Infelizmente, muitas pessoas não entendem as consequências de colocar lixo na rua. Isso entope o sistema de escoamento das águas, prejudicando os próprios moradores”, avalia a prefeita.

Pela manhã, a prefeita havia reunido a Defesa Civil e secretarias municipais para orientações quanto ao Plano de Contingência em situações como esta. Logo cedo, o Município colocou carro de som com alerta para a população, que percorreu áreas de risco especialmente em encostas de morros dos bairros São José e Diehl. O coordenador da Defesa Civil, Claudiomiro da Fonseca, destaca que o trabalho seguirá durante a noite desta segunda-feira. “Vamos seguir monitorando as áreas de risco na cidade. A previsão é que as chuvas comecem a diminuir, mas o alerta meteorológico continua até esta terça-feira”, enfatiza.

 

Alagamentos

Diversos pontos da cidade sofreram com alagamentos nesta segunda-feira. A Vila Marrocos, na Santo Afonso, foi uma das mais afetadas pelas águas. A avenida Pedro Adams Filho ficou praticamente intransitável no trecho que passa pelo bairro.

Em outros pontos da cidade, o arroio Luiz Rau chegou a transbordar devido às chuvas.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados