Connect with us

NOVO HAMBURGO

Novo Hamburgo abre quinto ponto de reidratação contra dengue e segue trabalho preventivo

A Prefeitura de Novo Hamburgo abriu nesta segunda-feira (08/04), o quinto ponto de reidratação para pessoas com dengue em unidades de saúde da cidade. Desta vez, a Unidade de Saúde da Família Palmeira, na Vila Palmeira, bairro Santo Afonso, também conta com uma área específica para hidratar com soro as pessoas com a doença.

“Temos orientado as pessoas a procurem atendimento médico logo nos primeiros sintomas. E a hidratação é fundamental para as pessoas com dengue. Por isso, as pessoas devem tomar muita água durante todo o período em que estiverem com dengue”, enfatiza o secretário municipal de Saúde, Marcelo Reidel, lembrando que a adoção de pontos de reidratação começou ainda em fevereiro. Agora, o bairro Santo Afonso conta com dois pontos de reidratação.

Ao mesmo tempo, o Município segue com ações diárias no combate à dengue, inclusive com a participação de soldados do Exército Brasileiro nas visitas domiciliares dos agentes de dengue. Esta semana, o reforço ocorre pela manhã e as visitas estão concentradas no bairro Canudos. Na semana passada, elas ocorreram no bairro Santo Afonso. Os dois bairros, juntamente com a Vila Diehl, São José e Boa Saúde, concentram os maiores número de casos de dengue em Novo Hamburgo.

 

Larvas encontradas

Os ambientes preferenciais para a procriação do mosquito da dengue são as residências. Em visitas domiciliares, os agentes encontram larvas de mosquito em pequenos recipientes com água, como pratinho de vaso de plantas, bebedouro de animais, recipientes para enraizamento de plantas, garrafas desprotegidas, baldes, entre outros. Das coletas realizadas no município, no ano de 2024, cerca de 75% representam Aedes aegypti.

Por isso, é fundamental a participação de toda a população na luta contra o mosquito. Não basta eliminar a água parada uma vez em sua casa ou pátio. A ação deve ser constante, com revisões diárias e semanais nestes locais.

Além das visitas domiciliares, o Município realiza também aplicação diária de inseticida, principalmente nos chamados bloqueios (área de cerca de 200 metros ao redor de casos confirmados) e também pontos estratégicos (floriculturas, borracharias, ferro velhos, cemitério)
são realizados principalmente nestas áreas. Há ainda recolhimento de entulhos depositados irregularmente para evitar criadouros do mosquito.

 

Os pontos de reidratação

* UPA Centro (Rua Visconde de Taunay, 134, bairro Rio Branco), atendimento 24 horas todos os dias.
* UBS Santo Afonso (Rua Assunción, 85, bairro Santo Afonso), atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e sábados e domingos, das 8h às 17h.
* UBS Canudos (Rua Silvio Gilberto Christmann, 1451, bairro Canudos), atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e sábados e domingos, das 8h às 17h.
* USF Kephas (Rua Bernardo Ludwig, 196, bairro São José/Kephas), atendimento nas segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 8h às 17h, e nas terças, das 8h às 15h.
* USF Palmeira 9 Rua Nazaré, 215, bairro Santo Afonso), atendimentos de segunda a segunda-feira, das 7h às 19h (inclui sábados e domingos).

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados