NOVO HAMBURGO
Novo Hamburgo abre todas as unidades de saúde neste sábado para vacinar crianças e adolescentes
Todas as unidades de saúde de Novo Hamburgo estão abertas neste sábado até às 17 horas para o Dia V da Campanha Nacional de Multivacinação. Estão sendo vacinadas crianças e adolescentes de até 14 anos de idade contra a poliomielite e outras 17 vacinas para atualização da caderneta de vacinas, inclusive a vacina da gripe para este público. Não é necessário agendar horário.
“Precisamos fortalecer nossa imunidade contra doenças combatidas por vacina. Por isso, é fundamental os pais ou responsáveis levarem suas crianças e jovens para receberem a imunização”, enfatiza a prefeita Fátima Daudt. O secretário municipal de Saúde, Marcelo Reidel, completa: “Infelizmente, a pandemia trouxe como um dos efeitos a desatualização da caderneta de vacinação deste público. É muito importante manter as vacinas em dia”.
As vacinas que estão disponíveis nas unidades de saúde são as indicadas no Calendário Nacional de Vacinação e não há a necessidade de intervalos entre vacinas. As vacinas para crianças de 2 meses até os sete anos de idade são: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/HB), Pneumocócica 10 valente (conjugada), VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba) + Varicela, DTP (tríplice bacteriana) e Varicela.
Já para crianças a partir dos sete anos e adolescentes (14 anos 11 meses e 29 dias), as vacinas são: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, rubéola, caxumba), Difteria e Tétano adulto, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada), Meningocócica C (conjugada), HPV e Varicela.
Para a vacinação, pais ou responsáveis devem levar documento de identificação e a caderneta de vacinas das crianças e adolescentes. Novo Hamburgo integra a Campanha Nacional de Multivacinação de 2022, que se estende até o dia 9 de setembro.
Meningocócica C
A Campanha de Mutivacinação também será a oportunidade de adolescentes de 13 e 14 anos de idade que não tomaram a vacina Meningocócica C no tempo correto de receber a imunização. Será administrada uma dose única do imunizante. Cabe ressaltar que, fora do período de campanha (até o dia 9 de setembro), esta imunização de adolescentes não será realizada nas unidades de saúde.
Vacina contra a covid
As unidades de saúde Unidade Básica de Saúde Santo Afonso, Unidade Básica de Saúde Canudos, Lomba Grande e Casa de Vacina também oferecerão a imunização contra a covid para crianças a partir de três anos.