Connect with us

EDUCAÇÃO

Novo Hamburgo assina convênio para o Núcleo de Orquestras Jovens

Solenidade acontece na manhã desta sexta-feira, 15 de março, no Centro Administrativo Leopoldo Petry

A solenidade que oficializará o convênio entre a Prefeitura de Novo Hamburgo e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) para a execução do projeto Núcleo de Orquestras Jovens acontece na manhã desta sexta-feira, 15 de março, às 8h30, no Gabinete da prefeita Fátima Daudt, no 9º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry (Rua Guia Lopes, 4201 – Bairro Canudos). O projeto de musicalização implementará 54 núcleos da orquestra nas escolas públicas municipais de Novo Hamburgo. A iniciativa é viabilizada por meio da parceria entre as secretarias de Educação (SMED) e da Cultura (SECULT).

O projeto foi lançado oficialmente em agosto de 2018, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Eugênio Nelson Ritzel, quando teve início a primeira etapa, em quatro escolas municipais que formaram os primeiros polos de ensino. “Estamos muito felizes em proporcionar aos alunos da Rede Municipal de Ensino a possibilidade de formação musical e satisfeitos em perceber, desde já, o envolvimento da comunidade”, disse na ocasião a secretária de Educação, Maristela Guasselli.

O convênio prevê a oferta de 1.350 vagas para estudantes da rede pública no projeto e a implementação de 54 polos de orquestras jovens nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Participarão da solenidade, além da prefeita Fátima Daudt, os secretários de Educação, Maristela Guasselli, e da Cultura, Ralfe Cardoso, e representantes do IFSul.“A partir de agora, com a assinatura do convênio, passa a ser realidade o Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo e logo a cidade passará a ouvir melodias que eram apenas sonhos”, destaca Ralfe Cardoso.

Sobre o Núcleo de Orquestras Jovens

O Projeto Núcleo de Orquestras Jovens tem por objetivo fomentar processos de educação musical, oportunizando acesso a vivências artístico-culturais, valorizando a dimensão sensível dos alunos, promovendo a socialização e a inclusão social, ao mesmo tempo em que possibilita a formação de novas plateias e protagonismo artístico.

Desta forma, no segundo semestre de 2018, foram implementados os quatro Núcleos Pilotos: EMEF Eugênio Nelson Ritzel (Kephas), EMEF Bento Gonçalves (Lomba Grande), EMEF Arnaldo Grin (Santo Afonso) e a EMEF Martha Wartenberg (Canudos). Cada escola recebeu os 25 instrumentos musicais entre violinos, violas clássicas, violoncelos e contrabaixo acústico, e, a partir de então, os alunos iniciaram as aulas de instrumentos de corda, que ocorriam em um único turno. Em cada Núcleo, atuam no mínimo quatro professores específicos, dando conta das aulas de teoria musical e específicas de cada instrumento.

O investimento de R$ 3,93 milhões por meio do Ministério da Educação (MEC), anunciado no ano passado, permitiu a ampliação do Projeto, que estará assim distribuído: 52 Núcleos em 52 escolas municipais de ensino fundamental, 1 Núcleo na Escola Estadual 25 de Julho e 1 Núcleo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFSul Campus Novo Hamburgo.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados