EDUCAÇÃO

Novo Hamburgo chama 100 professores aprovados em concurso

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) realizou na tarde desta terça-feira (07/02), a recepção de novos professores que atuarão na Rede Municipal de Ensino neste ano. Eles foram recepcionados no auditório da Secretaria Municipal de Ensino, no quarto andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry, onde receberam esclarecimentos sobre a estrutura e características do ensino hamburguense. Ao todo, foram chamados 100 profissionais aprovados em concurso público no segundo semestre de 2022 para as vagas de Ensino Infantil e Educação Básica.

“Temos muito orgulho da qualidade dos nossos profissionais de ensino, que sempre conquistam importantes prêmios nacionais einternacionais”, enfatiza a prefeita Fátima Daudt. A Rede Municipal hamburguense conta com um total de 2 mil professores e cerca de 24 mil alunos. O ano letivo de 2023 começa na próxima segunda-feira, dia 13.

“Fizemos um esforço muito grande para que vocês pudessem estar aqui no primeiro dia letivo do ano. Sejam muito bem-vindos e estamos muito felizes com a presença de todos”, disse a secretária municipal de Educação, Maristela Guasselli, que participou da recepção, juntamente com a diretora de administrativa da SMED, Alessandra Machado, e pela diretora de Ensino, Neide Beatriz Vargas. O processo de chamamento de novos professores foi agilizado nas férias escolares. O objetivo é garantir o quadro completo de profissionais das escolas municipais já nos primeiros dias do ano letivo.

Com o resultado homologado no dia 28 de dezembro, a SMED tratou de agilizar os processos burocráticos para que o chamamento pudesse acontecer já na primeira semana de janeiro. “De forma articulada entre as secretarias, tratamos de agilizar o chamamento destes profissionais objetivando que eles estejam à disposição das escolas no início do ano letivo”, explica Maristela.

 

Interesse no Município

 

O interesse dos profissionais da Educação, inclusive de outras cidades, em atuarem na Rede Municipal de Ensino hamburguense pode ser acompanhado pelo expressivo número de inscritos no concurso. Ao todo, foram mais de 3.100 candidatos para o cargo de Professor de Educação Básica I, que prevê atuação tanto na Educação Infantil quanto nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Entre os profissionais aprovados, a professora Mileny Ribeiro Mônego, 31 anos, está ansiosa para iniciar o trabalho. “Nós ouvimos falar bastante sobre a Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo e por isso estou muito esperançosa para trabalhar aqui. Conheço um pouco da proposta da Educação Infantil e espero poder participar das formações também”, conta a professora de Parobé.

 

Equipes diretivas

Na sexta-feira (03/02), a SMED recebeu profissionais que integram as equipes diretivas das escolas municipais para o primeiro encontro de formação do ano. Destinada a diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, coordenadores do Move e equipe da SMED, a reunião foi realizada no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno. “Preparamos um momento cultural com o objetivo de reunir essa grande e importante equipe, para dar boas vindas e alinharmos ações visando a chegada dos professores e alunos para o início das aulas neste ano letivo que começa”, explica Maristela.

No encontro, realizado ao longo do dia, a diretora de Educação, Neide Vargas, e a diretora Administrativa, Alessandra Machado, também trouxeram importantes informações e ações de preparação para o retorno das aulas. O grupo de educadores também acompanhou a apresentação do especialista em avaliação Júllio Cavalcanti, que analisou alguns dos resultados obtidos pelos estudantes hamburguenses em provas que avaliam a aprendizagem.

Sair da versão mobile