NOVO HAMBURGO
Novo Hamburgo chama a atenção da FAO/ONU por seu trabalho em segurança alimentar
O trabalho do departamento de Segurança Alimentar Nutricional e Saúde (SANS), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) de Novo Hamburgo, chamou a atenção da Food and Agriculture Organization (FAO ), a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para alimentação e agricultura. Para conhecer as ações na área da segurança alimentar desenvolvidas no Município, a nutricionista e consultora técnica da FAO, Isis Ferreira, esteve na sede da SDS na quarta-feira (23).
“Na Região Sul, visitamos Joinville e, agora, Novo Hamburgo, com o objetivo de conhecer as iniciativas públicas socioassistenciais de destaque adotadas em relação à segurança alimentar no Brasil”, explica a consultora técnica da agência da ONU. “Um futuro relatório será entregue para a FAO, que encaminha ao Ministério da Cidadania a fim de promover o intercâmbio dessas experiências entre cidades brasileiras no que diz respeito ao combate à insegurança alimentar, sobrepeso e obesidade nas comunidades do País.”
Depois de uma reunião na Casa da Cidadania, que contou com as presenças do secretário de Desenvolvimento Social, Roberto Daniel Bota, e da diretora de Assistência Social, Márcia da Luz, a representante acompanhou nutricionistas do SANS em visitas a espaços socioassistenciais e territórios do Município. A equipe também apresentou à consultora os seus projetos em capacitações de boas práticas na cozinha, elaborados pelo SANS para equipes de merendeiras, copeiras e auxiliares de serviços gerais dos espaços da SDS e terceirizados.
Na URAS Dom Quixote, Isis conheceu o refeitório e a cozinha do espaço. Na oportunidade, ela conversou com a coordenadora Cladirene Kaiser dos Santos e com a assistente social Vera Rambo sobre as iniciativas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e acompanhou uma atividade das crianças com a temática do Outubro Rosa, atendendo à curiosidade dos pequenos em relação à saúde.
Já no CRAS Canudos, o foco foi o projeto de horta Coletivo Híbrido, também do SCFV, que visa a uma troca de experiências entre equipe e usuários dos serviços, também intergeracional, pelo reconhecimento ao saber popular sobre os cultivos das plantas e a lida com a terra. A consultora fez uma visita guiada pela unidade da Rua Ícaro, acompanhada pelo coordenador do CRAS Canudos, Márcio Fransen Pereira.
Isis também esteve no maior bairro de Novo Hamburgo em extensão, Lomba Grande, onde recebeu informações sobre o fomento rural e a produção de orgânicos e outros insumos.
Educação permanente
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Roberto Daniel Bota, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) está em constante aprimoramento. A referência é o território onde as pessoas moram e as ações do SUAS consideram diferentes demandas e necessidades de indivíduos e famílias. “Para acompanhar essas trajetórias, a SDS mantém um setor de Educação Permanente e sua equipe de Vigilância Socioassistencial para que os nossos saberes estejam em processo constante de avaliação e aprendizagem”, destacou o secretário.
Atualmente, a equipe do SANS é composta pelas nutricionistas Júlia Karen Stallbaum Dominguez, Jéssica Mazzilli dos Reis e Lisiane Ilha da Rosa e pelo técnico de enfermagem Jeferson Xavier. De acordo com o setor, o trabalho de educação nutricional e saúde é desenvolvido nos CRAS, nas URAS, nos CREAS e no Centro POP, além de ser aplicado nas entidades conveniadas à SDS, dentro da Proteção Social de Alta Complexidade. “Há poucos dias fizemos uma série de ações alusivas à passagem do Dia Mundial da Alimentação, em 16 de outubro, e que reforçam o objetivo do nosso trabalho de que as famílias tenham acesso regular a alimentos que garantem uma vida mais saudável”, completa a nutricionista Jéssica.