Connect with us

EMPREGO

Novo Hamburgo é a terceira cidade que mais gera empregos no Estado

Novo Hamburgo segue entre as cidades que mais geram empregos com carteira assinada no Estado. Segundo balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do governo federal divulgado nesta quinta-feira (28/07), o município criou 609 novos postos de trabalho no mês de junho. É o melhor desempenho em toda a Região Metropolitana depois apenas de Porto Alegre. Em todo o Estado, Novo Hamburgo está na terceira posição (atrás da Capital e de Caxias do Sul, as duas maiores economias gaúchas).

“Este resultado mostra que seguimos no caminho certo, fortalecendo nossa economia. Apesar das adversidades em todo o País e no mundo, estamos gerando emprego e renda, melhorando a vida de nossos cidadãos”, enfatiza a prefeita Fátima Daudt.

Novo Hamburgo acumula 2.891 vagas criadas no primeiro semestre deste ano, novamente o terceiro melhor desempenho entre todos os 497 municípios gaúchos, depois de Porto Alegre e Caxias do Sul. Nos últimos 12 meses, são 6.529 novos empregos formais (também somente atrás da capital e de Caxias). “São notícias que nos deixam muito felizes, pois mais hamburguenses estão conseguindo renda para realizar seus sonhos”, completa Fátima.

Desde agosto de 2020, em plena pandemia, quando Novo Hamburgo deu início à retomada do emprego formal, foram 21 meses de saldo positivo (somente nos meses de dezembro de 2020 e dezembro de 2021 houve mais demissões que admissões). Com isso, o Município acumula um estoque de 70.200 empregos, o melhor saldo de sua história.

 

Destaques

A indústria voltou a liderar a geração de emprego em junho, com 330 vagas criadas, respondendo por mais da metade do saldo. O setor de serviços foi o segundo, com 189 vagas. A construção civil, que vinha apresentando resultados baixos também foi destaque mês passado, ultrapassando o comércio na criação de empregos: foram 51 vagas de trabalho criadas nas obras, e 39 vagas nas lojas.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa- Rodrigues, também reforça o empenho da Adminstração Municipal em manter o clima positivo para empreender em Novo Hamburgo. “Procuramos criar todas as condições para que os negócios sigam seu curso normal”, explica.

Em relação à faixa etária, os dois grupos que mais conseguiram emprego foram as pessoas entre 18 e 24 anos e entre 30 e 39 anos, mostrando também a importância da experiência (pessoas acima de 40 anos também tiveram boa empregabilidade). Já quanto ao grau de instrução, a maioria dos candidatos empregados tinham o ensino médio completo.

Saldo do emprego
Em Junho/22 I Posição no Vale do Sinos I Posição no RS
+609 vagas criadas I 1ª colocada I 3ª colocada

Em 2022 I Posição no Vale do Sinos I Posição no RS
+2891 vagas criadas I 1ª colocada I 3ª colocada

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados