Connect with us

NOVO HAMBURGO

Novo Hamburgo é destaque especial no Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública da Famurs

Gestão da prefeita Fátima Daudt conquista primeiro lugar com Sistema de Bilhetagem Eletrônica e terceiro lugar com roteiro Caminhos de Lomba Grande

Mais uma vez, Novo Hamburgo foi um dos destaques do Prêmio Boas Práticas na Gestão Municipal da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Na noite desta quarta-feira (30/10), em Nova Petrópolis, o Município foi premiado duas vezes na 6ª edição do Prêmio. “São ações que desenvolvemos em Novo Hamburgo e que servem de referência para outras cidades”, destaca a prefeita Fátima Daudt.

Na categoria Mobilidade Urbana e Trânsito, Novo Hamburgo conquistou o primeiro lugar com o projeto Inovação no Transporte Público: Bilhetagem Eletrônica como instrumento de controle municipal. Já na categoria Turismo, o projeto Descubra Caminhos de Lomba Grande: Uma experiência autêntica em Novo Hamburgo ficou com o terceiro lugar. Ao todo, foram 279 projetos de 125 prefeituras inscritos.

O Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) de Novo Hamburgo está sendo referência para todo o País. Com ele, a Prefeitura assumiu o controle da venda das passagens de ônibus, tendo acesso ao número de passagens compradas e utilizadas a cada dia no transporte coletivo, o que dá maior transparência aos recursos arrecadados e a todas as informações sobre no sistema.

“Sabemos que a operação do serviço de transporte coletivo prestado pela empresa que venceu a licitação necessita de ajustes em Novo Hamburgo, mas o sistema de bilhetagem implantado na cidade representa um avanço muito importante e que tem sido utilizado pelo Tribunal de Contas do Estado como exemplo para outros municípios”, enfatiza Fátima.

Em outras cidades, quem controla a venda das passagens são as empresas de transporte coletivo, que acabam ficando com as informações sobre os valores arrecadados. Isso também ocorria em Novo Hamburgo, mas mudou com a licitação do transporte público municipal concluída no final do ano passado. O dinheiro de passagens compradas e não utilizadas ficavam com as empresas. Agora, vai para o Fundo Municipal de Mobilidade Urbana e de Transporte Público de Novo Hamburgo para ser reinvestido no setor.

 

Lomba Grande

Já o projeto Descubra Caminhos de Lomba Grande: Uma experiência autêntica em Novo Hamburgo, que conquistou o terceiro lugar, destacou a Rota Turística Caminhos de Lomba Grande, lançada no ano passado. O roteiro, que teve incentivo e parceria da Prefeitura, une 13 empreendimentos em uma proposta de trabalho coletivo com oferta de produtos e serviços diversificados, que vão da gastronomia a atrativos culturais e naturais em uma das áreas mais belas do Estado e dentro da região metropolitana, que é Lomba Grande.

“Este roteiro valoriza a maior riqueza de Lomba Grande, que são suas belezas. O desenvolvimento do bairro passa necessariamente pela valorização e preservação desta riqueza, ordenando e planejando seu crescimento”, concluiu Fátima Daudt.

Para a Famurs, Novo Hamburgo tem sido um dos grandes exemplos de Boas Práticas na Gestão Pública. No ano passado, o Município conquistou o 1º lugar na categoria Meio Ambiente com o projeto Coleta Seletiva 100% (que avançou para toda a cidade) e o segundo lugar em Cultura com o projeto de Núcleo de Orquestras Jovens. Em 2022, foi primeiro lugar na categoria Desburocratização com o projeto Desburocratização e Inovação: dois pilares para o crescimento econômico municipal (que destaca a simplificação de processos para abertura de empresas na cidade). Na 3ª edição, em 2019 (em 2020 e 2021 não houve eventos por conta da pandemia), Novo Hamburgo foi primeiro lugar na categoria Meio Ambiente com o projeto Valorização de resíduos sólidos urbanos através do incentivo a compostagem caseira e comunitária.

 

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados