EDUCAÇÃO

Novo Hamburgo é destaque estadual em educação

A cidade tem o maior índice entre os municípios com mais de 100 mil habitantes aponta resultado do Imers

A educação municipal de Novo Hamburgo tem o melhor Índice Municipal de Educação do Rio Grande do Sul (Imers) entre todas as cidades com mais de 100 mil habitantes, conforme divulgado pelo governo do Estado no último dia 19. O Imers é elaborado com base no desempenho que os estudantes das redes municipais tiveram nas provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers). Novo Hamburgo teve um salto de sete pontos entre 2023 e 2024, atingindo a pontuação de 62,30.

O índice tem como base a avaliação das habilidades em Português e Matemática dos estudantes do 2º ano (etapa de Alfabetização), 5º ano (Anos Iniciais) e 9º ano (Anos Finais) do Ensino Fundamental, e leva em consideração também a taxa de aprovação dos estudantes. O índice influencia ainda o rateio de parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) distribuído aos municípios.

A prefeita Fátima Daudt destaca a prioridade em educação durante suas duas gestões em Novo Hamburgo, com investimentos em infraestrutura, formação de professores, qualificação pedagógica, busca ativa, professores e equipes diretivas comprometidas, intervenção pedagógica e investimento em tecnologia, como notebooks e chromebooks, robótica e acesso livre à Internet de alta velocidade nas escolas. “Fui estudante da rede municipal de Novo Hamburgo quando criança. Uma educação municipal de qualidade é fundamental para nossa sociedade. É onde tudo começa”, enfatiza a prefeita.

A Secretária Municipal de Educação de Novo Hamburgo, Maristela Guasselli, que também preside a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado (Undime), completa lembrando que a avaliação é muito positiva. “Há um ponto a se destacar, este é resultado de um trabalho feito não por causa do Imers, mas um trabalho constante, com foco na aprendizagem dos alunos”, ressalta.

Sair da versão mobile