EMPREGO
Novo Hamburgo é destaque na geração de empregos em todo o Estado
O segundo semestre de 2022 começa com boas notícias para a economia de Novo Hamburgo. Conforme balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do governo federal divulgado nesta segunda-feira (29/08), depois da capital Novo Hamburgo é a cidade que mais gerou empregos no mês de julho em toda a Região Metropolitana. Foram 432 novas vagas de trabalho criadas em julho. Entre todas as 497 cidades do Estado, a economia hamburguense é a terceira que mais gerou empregos em julho (atrás da Capital e de Caxias do Sul, as duas maiores economias gaúchas).
“Sempre tenho dito que emprego é o primeiro passo para o exercício pleno da cidadania. É com trabalho que as famílias conseguem renda e meios para lutar para realizar seus sonhos. Nossa economia segue fortalecida e crescendo de modo consistente”, enfatiza a prefeita Fátima Daudt. Ainda segundo o Caged, Novo Hamburgo teve saldo positivo na criação de empregos em todos os sete meses deste ano, acumulando 3.307 vagas criadas em 2022.
Nos últimos 12 meses, entre agosto de 2021 e julho de 2022, o saldo hamburguense é de 5.540 novos postos de trabalho criados, novamente o terceiro melhor desempenho em todo o Estado (superado apenas pela capital e por Caxias do Sul). “Mais emprego é mais renda, o que gera mais consumo e, novamente, mais emprego. Este é o círculo virtuoso da economia”, completa Fátima. Com isso, o Município aumentou seu estoque para 70.616 empregos, o melhor saldo de sua história.
SETORES
A indústria segue liderando a geração de emprego em julho, respondendo por mais da metade do saldo, com 235 novos postos de trabalho criados. O setor de serviços também manteve a segunda colocação, com 145 vagas. O comércio recuperou a terceira colocação, com 46 vagas, seguido pela construção civil, que teve dois postos de trabalho gerados no mês passado (a agropecuária completa os números, com quatro vagas criadas).
Outro destaque nos números do Caged de julho, segundo o diretor de Trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Nelson Dietrich Júnior, o Nelsinho, é que a maioria dos candidatos contratados tinham o ensino médio completo. Em relação ao gênero, a contratação de homens e mulheres foi semelhante, com pequena alta para o sexo masculino.
Saldo do emprego
Em Julho/22 I Posição no Vale do Sinos I Posição no RS
+432 vagas criadas I 1ª colocada I 3ª colocada
Em 2022 I Posição no Vale do Sinos I Posição no RS
+3307 vagas criadas I 1ª colocada I 4ª colocada