EDUCAÇÃO
Novo Hamburgo é destaque na Semana Mundial de Educação
Pelo segundo ano consecutivo, a Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo participa da Semana Mundial da Educação. Desta vez, quem representa a cidade é a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Profª Adolfina Diefenthäler, do bairro São José. A escola é uma das finalistas do Word’s Best School Prizes – Prêmio de Melhor Escola do Mundo, na categoria Colaboração da Comunidade.
O resultado dos vencedores em cada uma das cinco categorias em disputa será revelado nesta quarta-feira (19/10), com anúncio previsto para às 6h30, horário de Brasília. “Estamos transformando a educação municipal para melhor, com investimentos na estrutura, em tecnologia e na qualificação de nossos profissionais. Estou muito orgulhosa de todo o trabalho desenvolvido em nossas escolas. A Adolfina e todos os nossos professores e alunos já são vencedores”, enfatizou a prefeita Fátima Daudt.
Antes disso, nesta terça-feira (18/10), a escola participa da programação da Semana Mundial da Educação apresentando detalhes da proposta que a fez chegar entre as melhores do mundo. A apresentação é transmitida ao vivo para todo o mundo e pode ser acompanhada pela internet, basta fazer a inscrição no site www.worldsbestschool.org . A escola é representada pela diretora Andréa Zimmer, pela coordenadora pedagógica Joice Lamb e pelo professor de inglês Tiago Nogueira.
Gestão democrática
As 15 escolas de todo o mundo finalistas no prêmio estão divididas em cinco diferentes áreas. A EMEB Profª Adolfina Diefenthäler está entre as três melhores na categoria Colaboração da Comunidade, que busca reconhecer escolas que estimulam a participação de estudantes, professores, funcionários e famílias. Na escola hamburguense, os processos de decisão são coletivos, incluindo as questões financeiras, estruturais, de aprendizagem e de avaliação.
Anualmente, a escola realiza uma assembleia com a participação de todos. Neste encontro, são debatidas as principais demandas. Estudantes, professores e comunidade têm a oportunidade de se manifestar e votar nos temas que consideram mais relevantes. Como todos podem participar, se sentem responsáveis pelo desenvolvimento da escola e aprendem a ouvir e respeitar as necessidades e opiniões dos outros.
O projeto pedagógico se chama #aprenderecompartilhar e tem sua base em três premissas: participação democrática, aprendizagem colaborativa e interação entre os pares. “Além de destacar nossa experiência a partir deste importante reconhecimento, queremos mostrar para todos que a escola pública tem qualidade e que os professores são comprometidos e qualificados”, destaca Andrea Zimmer, diretora da escola que atende 750 estudantes e conta com 40 professores. As outras categorias do prêmio são: Ação ambiental, Inovação, Superação de adversidade e Apoio à vidas saudáveis.