CULTURA

Novo Hamburgo é identificada como área estratégica pelo Inova RS

A cidade de Novo Hamburgo foi identificada como uma das áreas estratégicas pelo governo do Estado para a execução do programa Inova RS. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia que visa a tornar o estado referência global em inovação até 2030. “A gestão da Prefeita Fátima vem sendo destacada nacionalmente. Além disso, questões específicas que vem sendo produzidas tanto no desenvolvimento econômico quanto na cultura, tem mostrado Novo Hamburgo como um ambiente promissor para fruição de novos negócios para a Indústria Criativa”, afirma o secretário municipal de Cultura, Ralfe Cardoso.

O Inova RS divide o estado em 8 regiões e cada uma delas realizou um mapeamento onde foram identificadas áreas prioritárias. Na Região Metropolitana e Litoral Norte, as áreas prioritárias foram apontadas como Saúde, Educação, TIC e Economia Criativa, é neste último quesito que a cidade de Novo Hamburgo entra.

A proposta, assim, é fazer com que esta área tenha seu potencial econômico, cultural e social reconhecido. Para tanto, o projeto prevê 4 grandes entregas: uma metodologia para medir o potencial criativo dos municípios, uma jornada de capacitações, uma minuta de lei e uma plataforma para o Programa RS Criativo. Cada uma das entregas tem um grupo de trabalho dedicado para tal. A Metodologia do potencial criativo, construída em parceria com a Universidade Feevale, Sedac, Departamento de Economia e Estatística (SPGG), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre, entre outros agentes, foi apresentada esta semana em reunião virtual, quando a gestão de Inovação e Tecnologia do Inova RS demonstrou de que forma ocorrerá o processo de captação de recursos.

“O resultado dessa iniciativa constituirá um acervo importante para tomada de decisões em relação a política pública e mobilização e atração de investimentos privados para o setor”, comenta Ralfe. De acordo com ela, integrar o Inova RS significa, para Novo Hamburgo, poder contar com a elaboração e acompanhamento de técnicos e profissionais conceituados no desenvolvimento de ferramentas de gestão e consolidação de dados para a política setorial local. “Isso, salientando, sem custo”, acrescenta o secretário de Novo Hamburgo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile