EDUCAÇÃO
Novo Hamburgo é selo ouro na alfabetização de crianças

Distinção criada pelo Ministério da Educação incentiva a adoção de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação
Novo Hamburgo conquistou a categoria ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024 do Ministério da Educação. Dividido nas categorias ouro, prata e bronze, o selo incentiva a adoção de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação. “Mais uma vez, nosso trabalho pela qualidade da educação hamburguense é reconhecido nacionalmente”, destacou a prefeita Fátima Daudt.
A iniciativa do Ministério da Educação é desenvolvida dentro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e visa reconhecer secretarias de educação estaduais, municipais e distrital com boas práticas no âmbito da política. A entrega do selo às gestões premiadas ocorreria nesta quarta-feira (11), em Brasília, mas foi cancelada no final da manhã desta terça-feira a pedido do presidente Lula, que se recupera de cirurgia e faz questão de participar.
Dos 18 municípios gaúchos com mais de 100 mil habitantes, apenas oito conquistaram selo ouro, entre eles Novo Hamburgo, a única entre as maiores cidades do Vale do Sinos com esta distinção. O Rio Grande do Sul ficou com o selo bronze.
“A conquista deste Selo Ouro é um reflexo do compromisso de Novo Hamburgo com o progresso na educação. Nosso esforço, em conjunto com os professores de toda a rede, reforça a importância de garantir que todos os estudantes sejam alfabetizados, esse é nosso maior compromisso”, acrescenta a secretária de Educação, Maristela Guasselli.
Mais conquistas
Fátima lembra que a educação tem sido prioridade de sua gestão desde 2017. De lá para cá, foram entregues sete novas escolas de educação infantil, além de reformas e ampliações em várias outras. Essas novas escolas não só qualificaram o ensino, mas também trouxeram tranquilidade para
as famílias. “Conseguimos zerar a fila de espera na modalidade creche”, lembra a prefeita.
Somente em 2024, foram ampliadas mais 1.000 vagas em período integral na modalidade creche, beneficiando especialmente as crianças de zero a 3 anos, assegurando que mais 54% das crianças tenham acesso ao atendimento em turno integral, um número que ultrapassa o exigido no Plano Nacional de Educação. Em novembro deste ano, ocorreu o sorteio da ordem de escolhas de turno e escolas pelos pais.
A prefeita lembra que os investimentos em educação vão bem além. Todas as escolas foram equipadas com tecnologias de ponta, e professores e alunos ganharam equipamentos de uso pessoal, como chromebooks e notebooks. “Mostramos que é possível ter uma educação pública de alta qualidade”, completa a prefeita.
No ano passado, o Município criou o “Sistema Próprio de Avaliação em Larga Escala”, para avaliar as aprendizagens dos estudantes, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos/EJA, em Língua Portuguesa e Matemática. Com isso, é possível estabelecer estratégias pontuais de ensino, por escola, turma e até aluno.