Connect with us

EDUCAÇÃO

Novo Hamburgo entrega melhorias e ampliações em escolas municipais

A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, e a secretária municipal de Educação, Maristela Guasselli, realizaram na manhã desta terça-feira (04/10), a entrega de reformas e ampliações das Escolas Municipais de Educação Básica Samuel Dietschi, no bairro São Jorge, e Guilherme Gaelzer Neto, no bairro Rondônia.

As obras incluem melhorias como novas salas de aula, sanitários, substituição da rede elétrica, cercamento, pavimentação, subestação com transformador de 112,5 kVa, entre outras, e já estão em uso pela comunidade escolar. A maioria das escolas da rede municipal também receberam benfeitorias, mas nem todas foram oficialmente entregues como estas.

Em ambas escolas, Fátima foi recebida com festa pela criançada que participou do ato, inclusive no descerramento das placas que marcaram as melhorias. Apresentações musicais de alunos também marcaram as visitas. A prefeita fez questão de conversar com a criançada, a direção e professores, além de visitar as novas instalações, conferindo os impactos positivos nas comunidades escolares.

“Como é bom voltar nas escolas e conferir o que foi feito. Os investimentos não podem parar nunca. As escolas precisam sempre de manutenção e melhorias”, enfatizou a prefeita. A secretária Maristela lembrou dos desafios para realizar as obras em razão de dificuldades das empresas vencedoras das licitações, algumas chegando a decretar falência exigindo novas concorrências. “Mas conseguimos, graças ao esforço de todos”, disse.

Na Samuel Dietschi, o destaque das melhorias, além das ampliações, foi a subestação com transformador. “Com isso, conseguimos dar mais comodidade para nossos alunos, como ar-condicionado nas salas”, destacou a diretora Ana Maria Vercelino, que também detalhou para a prefeita o trabalho do Programa Movimento e Vivências na Educação Integral (Move), que possibilita atividades no contraturno da criança. O Move é desenvolvido em 50 escolas da rede municipal, beneficiando centenas de alunos.

Na Guilherme Gaelzer Neto, entre as salas visitadas, Fátima conversou com alunos de robótica e pediu para experimentar na tela do smart board de 75 polegadas o jogo digital criado pelos alunos do 4º ano Muriel da Silveira, 9 anos, e Willis Machado do Prado, 12: uma corrida entre um elevante e um dragão, que se movimentam pelo toque sobre eles na tela touch screen. Os colegas da sala também apresentaram o robô Wall E, criado por eles durante as aulas. As telas smart board e as aulas de robótica estão presentes em toda a rede municipal de ensino de Novo Hamburgo.

Foto: Lu Freitas/PMNH

 

As melhoras

Escola Samuel Dietschi – 4 salas de aula, 2 sanitários, uma subestação com transformador de 112,5 kVa, substituição de toda a rede elétrica, tomadas, luminárias, troca de forros, e reforma da cozinha e do refeitório.

Escola Guilherme Gaelzer Neto – 4 salas de aula, uma quadra poliesportiva coberta, um depósito para guarda de materiais, cercamento de toda a escola em gradil de concreto pré-moldado, pavimentações do pátio e passeios, rampas de acessibilidade.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados