EDUCAÇÃO
Novo Hamburgo envolve milhares de estudantes em olimpíadas escolares
A Olimpíada e Paralimpíada Escolar de Novo Hamburgo, a primeira pós-pandemia (havia sido suspensa nos anos de 2020 e 2021), é a competição com o maior número de participantes de toda a região do Vale do Sinos. As disputas começaram em março e seguem até dezembro, quando ocorre a cerimônia de encerramento e premiação dos vencedores. A expectativa é superar os números de 2019, quando participaram 5,4 mil estudantes atletas.
Neste ano, serão disputadas as modalidades de atletismo, badminton, basquete, bicicross, futsal, beach tênis, handebol, judô, natação, punhobol, rugby-tag, skate, tênis, tênis de mesa, voleibol e xadrez.
Nesta sexta-feira (03/06), estudantes do município de diferentes categorias estão na Sociedade Aliança na disputa de xadrez. A mesma modalidade será disputada no dia 6 por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), porém de forma virtual.
Já nos dias 8 e 9 de junho será a vez do futsal Sub-13 e Sub-15 para as categorias masculina e feminina. Os jogos que serão disputados nos ginásios Alberto Mosmann (Fenac) e Agostinho Cavasotto.
Desde março, já foram disputadas competições de atletismo e natação, bicicros, bocha adaptada, tênis de mesa, futsal, handebol e judô em várias categorias, algumas com atletas paralímpicos.