NOVO HAMBURGO
Novo Hamburgo institui Comissão Oficial para os festejos dos 200 Anos da Imigração Alemã
A Secretaria Municipal da Cultura (Secult) sediou na Casa da Cultura Dalilla Sperb encontro com representantes de diversos segmentos e entidades da sociedade hamburguense para mobilização, visando aos festejos dos 200 Anos da Imigração Alemã. No encontro foram constituídas três Comissões Setoriais e uma Comissão Executiva, que vai compor os trabalhos a partir das setoriais de: Captação de Recursos, Comunicação e Eventos.
“De hoje até a data exata para comemoração dos 200 anos, temos 727 dias. Será um tempo de muita dedicação e trabalho no sentido de reafirmar a potência comunitária em nossa cidade. Todas as entidades são bem-vindas para ampliarmos ainda mais a representação nessa caminhada”, destacou o titular da Secult, Ralfe Cardoso, que também representou a prefeita Fátima Daudt no ato.
A prefeita Fátima destacou a importância do município valorizar sua história e o legado dos imigrantes que fundaram Novo Hamburgo. “Temos um compromisso com aqueles que lançaram os pilares de nossa cidade. A coragem e resiliência deles nos inspiram até hoje. Por isso, o marco dos 200 anos da imigração precisa ser lembrado e festejado por todos”, enfatiza Fátima.
Seno Leonhardt, diretor-geral do Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), ressalta a importância histórica e cultural da celebração dos festejos. “Esse encontro foi essencial para manutenção da cultura e para a história de Novo Hamburgo, a partir da vinda dos imigrantes, e também destacar que a cidade é composta por outros povos. Resgatar essa história, celebrar e contar para a população é fundamental”, afirmou Leonhardt.
A presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Denise Pacheco, também lembrou a importância do encontro. “Considero este encontro uma oportunidade para conhecer e se integrar ao movimento que culminará nos festejos dos 200 anos da imigração. Já saímos com comissões formadas, o que é o primeiro passo na organização das propostas. Certamente algo muito especial será entregue à comunidade”, disse.
Para Leandro Villela Cezimbra, diretor da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV), o encontro possibilita projetar o futuro. “A reunião foi muito importante para pensarmos as ações e a oportunidade de comemorarmos os 200 anos da imigração alemã em nossa cidade. Voltar nosso olhar para o passado e projetar o futuro é a melhor forma de nos desenvolver enquanto sociedade”, frisou Leandro.