Connect with us

NOVO HAMBURGO

Novo Hamburgo integra programa estadual de capacitação para vítimas das enchentes

Inscrições estão abertas até 24 de abril para 2,2 mil vagas em cursos profissionalizantes, distribuídos em 31 municípios

Novo Hamburgo está entre os 31 municípios contemplados pelo programa Emancipa Família Gaúcha, uma iniciativa do governo do Estado voltada à capacitação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade. O projeto beneficiará 2,2 mil moradores de cidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, com inscrições abertas até 24 de abril pelo site do programa (https://emancipafamiliagaucha.org/).

A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SDSH), Gislaine Pires, participou do lançamento, realizada no Palácio Piratini, acompanhada do diretor-geral de Habitação da SDSH, Volnei Ferrari.

“Essa é uma iniciativa essencial para reduzir a vulnerabilidade social, promovendo inclusão e melhoria na qualidade de vida das famílias. Em Novo Hamburgo, apoiamos ações que garantam acesso a direitos e fortaleçam a autonomia dos cidadãos, contribuindo para um município mais justo e solidário”, destaca a secretária.

Os participantes terão acesso a cursos práticos e profissionalizantes em áreas estratégicas para o mercado de trabalho, empreendedorismo e geração de renda. Entre as opções de capacitação estão: Gastronomia, Manutenção de Obras, Eletricista, Manicure, Barbearia, Informática e Auxiliar Administrativo.

Ao concluir a formação, cada participante receberá um kit de materiais e ferramentas no valor de R$ 1,5 mil, proporcionando um impulso inicial para sua jornada profissional e transformação pessoal.

No formulário de inscrição, será necessário informar dados pessoais e residenciais, detalhar o impacto sofrido pela enchente (atingido, desalojado ou desabrigado), a renda familiar e se faz parte do CadÚnico (Cadastro Único para Programas do Governo Federal), entre outras informações.

O programa é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), com um investimento total de R$ 6,57 milhões do Fundo Estadual de Apoio à Inclusão Social e Produtiva, e executado pela Central Única das Favelas (CUFA-RS).

A iniciativa integra o Plano Rio Grande, série de ações para mitigar os impactos das enchentes e caberá ao Estado gerenciar as vagas disponibilizadas.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados