NOVO HAMBURGO
Novo Hamburgo limpa bocas de lobo e canalizações
De acordo com a Prefeitura, medida é necessária para liberar o escoamento da chuva e águas de limpeza das casas
A Secretaria de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários (Semopsu) de Novo Hamburgo também vem trabalhando na limpeza de bocas de lobo e canalizações pluviais com caminhões hidrojato. Conforme a pasta, a medida é necessária para liberar o escoamento da chuva e águas de limpeza das casas.
O trabalho é contínuo pelo Município e agora está integralmente em localidades onde a enchente teve maior intensidade. Nesta segunda-feira (10/06), os trabalhos foram realizados em vias dos bairros Santo Afonso e na Vila Esmeralda, em Canudos.
“Estamos retirando uma grande quantidade de resíduos das bocas de lobo e dos canos, muita terra e garrafas plásticas, uma das responsáveis pelos entupimentos que, consequentemente, resultam em alagamentos”, conta a titular da Semopsu, Greyce da Luz. “É um serviço que não temos prazo para acabar”, complementou.
20 mil toneladas retirados das ruas
Outro trabalho ininterrupto que está ocorrendo desde o fim das enchentes é o de recolhimento de bens inutilizados pelos moradores. A Secretaria do Meio Ambiente (Semam) já recolheu cerca de 20 mil toneladas de inservíveis desde os primeiros dias em que as águas começaram a baixar, permitindo que as equipes acessassem os locais de forma segura. Nesta segunda-feira, dia 10, os trabalhos de recolhimento estiveram em trechos da Avenida Primeiro de Março, das ruas Caracas, Alfredo Rui Rheinheimer, Ciudad Trujilo, Vera Cruz e Vila Marrocos no bairro Santo Afonso. No bairro Canudos, além da limpeza do transbordo de resíduos na Vila Kipling, foi realizado a limpeza na Rua Carmem Miranda.