NOVO HAMBURGO
Novo Hamburgo não corre mais risco de perder recursos federais

Município recuperou certificação que assegura o recebimento de verbas da União
Após a aprovação de medidas emergenciais na Câmara de Vereadores, o Município recuperou o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP). O documento foi emitido pelo Ministério da Previdência no dia 10 de fevereiro e, com isso, Novo Hamburgo não corre mais o risco de perder recursos federais ou de ser impedido de firmar convênios com a União. O CRP é válido até 19 de agosto.
Desde o primeiro dia de seu mandato, o prefeito Gustavo Finck liderou uma força-tarefa para garantir que a cidade não ficasse desassistida e regularizasse a situação no menor espaço de tempo possível. As ações contaram com suporte da Procuradoria-Geral do Município e Secretaria de Gestão, Governança e Desburocratização.
“Fizemos uma série de esforços para não deixar que a cidade fosse prejudicada. Foi uma verdadeira corrida contra o tempo, mas precisamos agradecer aos vereadores, que entenderam a necessidade de aprovação das propostas e nos auxiliaram nesta resolução”, destaca o prefeito.
O certificado foi recuperado graças ao parcelamento de R$ 31,1 milhões em contribuições previdenciárias não pagas pela gestão anterior ao Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Novo Hamburgo (Ipasem-NH). Os débitos são referentes aos meses de fevereiro a dezembro de 2024.
“A medida nos traz maior tranquilidade para trabalhar e continuar com a reorganização do Município”, afirma a secretária de Gestão, Governança e Desburocratização, Andrea Schneider Pascoal.
O CRP de Novo Hamburgo estava vencido desde setembro do ano passado.