NOVO HAMBURGO

Novo Hamburgo organiza estrutura semelhante a UPA no abrigo da Fenac

Mais de 2 mil pessoas estão alojadas no local

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Novo Hamburgo está com equipes de saúde em todos os abrigos da cidade. Em muitos, conta com equipes fixas em outros com equipes volantes. São consultas médicas e fornecimento de receitas e também de medicamentos. No abrigo localizado na Fenac, onde estão acolhidas mais de 2 mil pessoas (chegou a ter em torno de 3 mil no início da semana), foi montada uma estrutura semelhante a uma UPA, com atendimento 24h.

Todos os médicos foram realocados das unidades de saúde do município que estão fechadas e passaram a realizar o serviço no posto médico montado no local, com apoio de enfermeiros e técnicos, muitos deles de forma voluntária. “Estamos de forma ininterrupta atendendo essas pessoas que necessitam de todo apoio, inclusive com atendimento da nossa Rede de Saúde Mental”, disse o titular da SMS, Marcelo Reidel.

As pessoas alojadas passam pela triagem e, em cerca de 5 minutos, já recebem atendimento do clínico geral. Alguns turnos contam também com médicos pediatras, ginecologistas e dentistas. Na maioria dos casos, o paciente já recebe a receita e retira o remédio no mesmo local. O posto também possui ambulatório para hidratação, vacinação e curativos. Em casos mais complexos, o paciente é levado para a UPA e recebe atendimento imediato.

Medicamentos controlados e contínuos que exigem resfriamento são armazenados pela equipe e disponibilizados no horário que cada pessoa necessita. “Estamos fazendo um trabalho incansável e imprescindível com nossos profissionais da saúde”, concluiu Reidel.

Na manhã deste sábado (11/05), o nível do Rio dos Sinos estava em 6,60 metros. A enchente histórica atingiu mais de 32 mil pessoas em Novo Hamburgo, sendo que a vila Palmeira, no bairro Santo Afonso, onde residem 12 mil pessoas, foi totalmente coberta pelas águas. Há mais de 20 abrigos na cidade, onde estão mais de 4 mil pessoas alojadas. As doações estão concentradas na Fenac, e também há entregas para os desalojados.

Sair da versão mobile