NOVO HAMBURGO
Novo Hamburgo passa a integrar Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal
Prefeita Fátima destaca conquista para produtores rurais de Lomba Grande, com processos mais simples para comercializar produtos
Novo Hamburgo alcançou uma importante conquista para o desenvolvimento rural e a economia local. O Serviço de Inspeção Municipal (SIM-NH) foi oficialmente integrado ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), conforme portaria n°1.166, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 21 de agosto de 2024. Com essa inclusão, o município se junta a um grupo de apenas 43 municípios em todo o Brasil que possuem essa certificação.
“Esta é mais uma grande conquista para nossos produtores de Lomba Grande. Isso simplifica os processos para o comércio de nossos produtos rurais. Essa certificação é um marco significativo para a cidade, potencializando a expansão do mercado para produtores locais e fortalecendo o setor agropecuário”, comemora a prefeita Fátima Daudt.
A diretora de Fomento ao Desenvolvimento Rural de Novo Hamburgo, Cristine Becker, explica que o SISBI-POA, parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), tem como objetivo padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, assegurando a inocuidade e segurança alimentar.
“Essa integração significa que o Serviço de Inspeção Municipal de Novo Hamburgo possui equivalência com aqueles supervisionados pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF), permitindo sua comercialização em todo o território nacional”, detalha Cristine. “A equipe do SIM-NH tem como rotina de trabalho a inspeção periódica dos locais de produção e a testagem dos produtos comercializados, garantindo que estão adequados ao consumo”, completa.
A adesão ao SISBI-POA é voluntária e representa um reconhecimento de que o SIM-NH atende aos padrões exigidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). A integração só é possível após uma auditoria detalhada, que comprova a capacidade do serviço local em realizar inspeções com a mesma eficácia dos órgãos federais.