Connect with us

NOVO HAMBURGO

Novo Hamburgo poderá ter Dia do Patriota na data de aniversário de Bolsonaro

Projeto de Lei de autoria de Juliano Souto foi aprovado em primeiro turno nesta quarta-feira 

Por 7 votos a 6, a Câmara de Novo Hamburgo aprovou nesta quarta-feira (02/04), em primeiro turno, a criação do Dia Municipal do Patriota. A data escolhida, 21 de março, coincide com o aniversário do ex-presidente da República Jair Bolsonaro. Como ainda depende de uma segunda votação em plenário, a proposta retornará à pauta na próxima segunda-feira (07/04). O Projeto de Lei nº 9/2025 é assinado pelo vereador Juliano Souto (PL).

“O patriota é aquele que ama seu país e procura servi-lo da melhor forma possível, com um sentimento voluntário de amor e pertencimento. Ama sinceramente os heróis e os pais fundadores da nação, suas riquezas naturais e compartilha desse sentimento com todos que fazem o mesmo. O patriotismo está acima do amor por um governo ou partido específico. Engloba o amor por todo o conjunto de valores, tradições e gestos que um determinado povo comporta. O patriota luta para que esses símbolos sejam preservados, valorizados e transmitidos, tudo isso aliado à construção de uma sociedade melhor”, fundamentou o proponente, correligionário de Bolsonaro.

O PL nº 9/2025 recebeu os votos contrários de Daia Hanich (MDB), Eliton Ávila (Podemos), Enio Brizola (PT), Felipe Kuhn Braun (PSDB), Nor Boeno (MDB) e Professora Luciana Martins (PT). Daia e Eliton justificaram seus posicionamentos lembrando a existência de outras datas que julgam ter finalidades semelhantes, como o 7 de setembro e o 15 de novembro. “Além disso, precisamos evitar nesta Casa a polarização entre direita e esquerda”, opinou Daia. “Volto a frisar que sempre me posicionarei contrário a pautas relacionadas a questões ideológicas, seja o lado que for”, antecipou Eliton.

Ito Luciano (Podemos) expôs interpretação diferente. “Criar uma nova data não prejudica as outras”, rebateu.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados