EDUCAÇÃO
Novo Hamburgo qualifica diretores de escolas municipais
Para auxiliar os diretores nos desafios da gestão escolar, a Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo elaborou uma formação específica para os profissionais que estão à frente das instituições de ensino. Dividido em três módulos, o curso aborda temas relativos a áreas fundamentais para o funcionamento da escola: pedagógica, administrativa, financeira e de recursos humanos. A primeira etapa da formação foi realizada em fevereiro e reuniu diretores das 90 escolas municipais hamburguenses.
Ao longo desta semana, os gestores voltaram a se encontrar para o segundo módulo do curso, que será realizado até sexta-feira (06/05). “Os gestores ocupam um lugar muito importante de liderança que reflete na qualidade da educação. A partir desta formação, buscamos qualificar os profissionais e capacitá-los para a tomada de decisões diárias que perpassam, também, pelas relações interpessoais”, destacou a secretária de Educação, Maristela Guasselli, que acompanhou a abertura da formação na segunda-feira. O terceiro e último módulo acontecerá em setembro.
Cotidiano da gestão escolar
A partir da eleição de diretores, realizada no final do ano passado, muitos profissionais assumiram pela primeira vez o cargo de gestão. A partir deste contexto, os conteúdos que compõem o curso foram planejados pela equipe da SMED levando em consideração a realidade da Rede Municipal de Ensino. Cada encontro tem uma temática específica e trata de desafios enfrentados cotidianamente por quem exerce a gestão escolar. Além dos profissionais da própria secretaria, especialistas de outras instituições também foram chamados para ministrar palestras. “A formação de gestores foi planejada pensando no cotidiano da escola. Cada temática abordada faz relação com o papel e com as responsabilidades do gestor e a implicação das suas ações e decisões nos processos de gestão democrática”, explica a diretora de Educação da SMED, Raquel Becker.
Nesta etapa do curso são abordados temas como gestão de pessoas, políticas de inclusão e equidade, documentos como o Projeto Político Pedagógico e os espaços da escola. Os outros módulos também contemplam questões administrativas como o controle financeiro e prestação de contas. Para reforçar os temas abordados, além dos momentos de formação presencial, os diretores também têm acesso aos materiais, guias e tutoriais apresentados para que façam consultas posteriormente.
Gestores aprovam
Na Rede Municipal de Ensino desde 2014, Andressa dos Santos assumiu pela primeira vez, em janeiro deste ano, o cargo de diretora de escola. Mesmo já tendo desempenhado a função de Coordenadora Pedagógica por dois anos, ela destaca que os temas trabalhados na formação auxiliam no trabalho de gestão. “A experiência anterior contribui, especialmente pelo olhar pedagógico, mas existem questões administrativas que são fundamentais e este curso nos prepara para elas também”, afirma a diretora da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Marcos Moog.