CULTURA

Novo Hamburgo segue com obras de restauração da Casa da Lomba

Após a finalização dos reparos no telhado, a restauração prosseguirá para as paredes e o assoalho

Nem o mau tempo para a obra de restauro da Casa da Lomba, no bairro Lomba Grande. Nesta semana, estão sendo realizadas obras no telhado do prédio histórico. A cobertura será totalmente desmontada para avaliação da estrutura, e as partes que não puderem ser aproveitadas serão substituídas. Toda a madeira utilizada receberá tratamento imunizante.

Nos períodos de chuva, os reparos no telhado são interrompidos, mas a equipe continua trabalhando na parte interna da casa. A etapa do telhado inclui a aplicação de isolamento acústico e manta metálica para evitar infiltrações. Após a finalização dos reparos no telhado, a restauração prosseguirá para as paredes e o assoalho.

“A empresa está trabalhando no local da obra, removendo as telhas, verificando a condição do madeiramento do telhado e substituindo as peças danificadas quando necessário. O cronograma está dentro do previsto inicialmente”, explicou a secretária municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos e Viários, Greyce da Luz.

O projeto tem um investimento superior a R$ 1,8 milhão, sendo que parte desse valor foi obtida através de um projeto de restauração financiado pelo Fundo para Reconstituição de Bens Lesados, administrado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul.

 

Projeto de restauração

O projeto de restauro da Casa da Lomba tem como objetivo preservar o patrimônio cultural da cidade de Novo Hamburgo por meio da obra de recuperação do prédio construído em 1860. O imóvel, tombado em 2007, pertence ao patrimônio municipal desde 2011 e guarda a história da colonização alemã na cidade.

Além de preservar a história e a memória da comunidade de Lomba Grande, o investimento em restauração do espaço devolverá aos cidadãos um importante equipamento cultural do bairro, para promoção e fomento da cultura e da economia local. A ideia é que o local seja sede de iniciativas, como oficinas de artesanato e economia solidária, canto coral, biblioteca, saraus, apresentações musicais e teatro.

Sair da versão mobile