NOVO HAMBURGO
Novo Hamburgo tem a saúde pública com 3º melhor desempenho entre as maiores cidades do RS
Ranking Previne Brasil do Ministério da Saúde destaca a atenção primária das cidades nos postos
O desempenho da rede básica de saúde de Novo Hamburgo tem o terceiro melhor indicador de todo o Rio Grande do Sul entre as cidades com mais de 200 mil habitantes, conforme avaliação do Ranking Previne Brasil do Ministério da Saúde com dados relativos a 2024. “Na semana passada, durante a prestação de contas da gestão de 2017 a 2024, mostrei o quanto investimos em saúde nestes oito anos, aumentando as equipes médicas e a estrutura nos bairros. Isso resultou em mais atendimentos e exames para a população”, destacou a prefeita Fátima Daudt.
Com Indicador Sintético Final (ISF) de 8,79, Novo Hamburgo só perte para Gravataí (ISF de 9,07) e Viamão (9,06). Em todo o País, o Município ficou em 12º lugar entre as 155 cidades com mais de 200 mil habitantes, superando inclusive a grande maioria das capitais estaduais. “Este indicador mostra a seriedade com que esta gestão tem tratado a saúde e o empenho de todos os funcionários em atender a população”, completou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Reidel.
O crescimento no desempenho do serviço hamburguense é visível quando comparado com o resultado de 2018. Naquele ano, o Município figurava em 67º lugar entre as maiores cidades do País e, no Estado, era o 6º colocado. Entre os principais motivos para a alta no desempenho é a ampliação das equipes de saúde da família (eSF) e equipes de atenção primária (eAP) e também estratégias de atendimento.
A rede de atenção básica de Novo Hamburgo conta com 25 unidades de saúde espalhadas por quase todos os bairros, sendo quatro delas inauguradas pela atual gestão. As equipes de atenção primária aumentaram 525%, de 4 para 25; enquanto as equipes de saúde da família cresceram quase 40%, de 44 para 58. O Município tem aproveitado ao máximo os programas federais para levar mais saúde aos hamburguenses. O Mais Médicos, por exemplo, aumentou mais de 55%, de 32 para 59 profissionais. Atualmente, Novo Hamburgo tem mais de 450 mil cartões SUS, ou seja, muitos moradores de cidades vizinhas aproveitam o endereço de parentes e amigos para buscar atendimento SUS nos postos hamburguenses.