NOVO HAMBURGO
Novo Hamburgo tem queda na criminalidade no primeiro semestre do ano
Balanço da Secretaria Estadual de Segurança aponta reduções de mais de 50% em indicadores de violência
O trabalho integrado entre todas as forças de segurança em Novo Hamburgo segue dando resultados positivos. A criminalidade nos primeiros seis meses deste ano na cidade teve queda significativa em relação ao mesmo período do ano passado, com reduções superiores a 50% em alguns indicadores, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública. “Nosso trabalho contra a criminalidade é contínuo no Município. Estamos no caminho certo, mas queremos melhorar ainda mais”, reforça a prefeita Fátima Daudt.
Entre os destaques na redução da criminalidade estão justamente os crimes contra a vida. O número de vítimas de homicídio doloso teve queda de quase 50% no primeiro semestre do ano passado para este ano, ou seja uma redução de 15 para oito vítmas. O único indicador que destoa é o de latrocínio, onde há uma vítima este ano ante nenhuma no ano passado.
No entanto, o balanço do Estado aponta redução de 50% em vítimas de crimes violentos letais intencionais (CVLI), que reduziu de 20 vítimas ano passado para dez este ano. Neste indicador, estão os registros das vítimas de homicídio doloso de trânsito, aborto, induzimento/auxilio ao suicídio, infanticídio, homicídio decorrente de oposição à intervenção policial, lesão corporal seguida de morte, feminicídio, homicídio doloso e latrocínio.
Também é destaque na redução da criminalidade em Novo Hamburgo a queda no número de furtos e roubos, ou seja, a defesa do patrimônio. A maior redução foi no roubo de veículos, com queda de 27%, tipo de crime que vem carregado de violência, uma vez que envolve a abordagem da vítima pelo criminoso. “Além do trabalho integrado das forças de segurança, os indicadores positivos são resultado também dos investimentos do Município na Guarda Municipal e nos sistemas de videomonitoramento e cercamento eletrônico”, enfatizou o secretário municipal de Segurança, Roberto Jungthon.