NOVO HAMBURGO
Novo Hamburgo terá apoio do Exército para combater a dengue
Soldados do Exército Brasileiro estão reforçando as ações de combate à dengue em Novo Hamburgo. Um grupo de cerca de 20 militares desembarcaram nesta terça-feira (17/05) para dar início ao reforço, conforme tratativas com a Secretaria Municipal de Saúde apoiadas pelo secretário municipal de Segurança, Roberto Jungthon, que é general de reserva.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcelo Reidel, a proposta é intensificar as visitas domiciliares e repassar informações aos moradores sobre o mosquito Aedes aegypti (biologia da espécie, locais propícios de serem criadouros, doenças relacionadas, formas de transmissão do vírus). “Eles também irão acompanhar o morador em uma rápida vistoria em seu pátio, verificando a presença de larvas em todos os locais com acúmulo de água, além de ajudar a limpar estes locais”, antecipa Reidel.
Na manhã desta terça-feira, os soldados foram recebidos no Centro Administrativo Leopoldo Petry para uma breve capacitação juntamente com as equipes do Projeto da Dengue (realizado em parceria com a Universidade Feevale). Após a capacitação, as equipes e os militares seguiram para visita às primeiras casas no bairro Canudos. Houve distribuição de panfletos explicativos aos moradores. Dentro dos pátios, foram verificados locais como pratos de plantas, ralos, baldes, brinquedos, lixos e pneus e posterior limpeza.
A proposta é que o Exército se some ao pessoal das equipes do Projeto Dengue, ampliando a área de atuação na cidade. Após a prática supervisionada, o Exército poderá trabalhar em locais diferentes daqueles do Projeto da Dengue, abrangendo mais áreas ao mesmo tempo. Inicialmente, a parceria está prevista para durar três semanas, mas o prazo poderá ser ampliado.
A atuação terá como prioridade os bairros Santo Afonso e Canudos. Em Canudos, as primeiras visitas, nesta terça-feira, ocorreram entre as Ruas Campo Bom, Ibsen, e Avenidas Alcântara e Avenida dos Municípios. À tarde, se não chover, serão visitadas casas na Santo Afonso, entre as Avenidas Pedro Adams Filho e Nações Unidas e Ruas Buenos Aires e Santa Ana.