CORONAVÍRUS
Novo Hamburgo ultrapassa 400 mil doses de vacina contra a covid
No final da tarde desta terça-feira (04/01), Novo Hamburgo ultrapassou as 400 mil doses de vacina contra a covid-19 aplicadas na cidade. Ao todo, foram 401.414 doses, sendo 195.491 de primeiras doses e 167.195 de segundas doses, além de 43.791 de terceiras doses (há 5.783 doses únicas que aparecem duas vezes, na primeira e segunda dose).
Em relação à população completa de Novo Hamburgo, estimada pelo IBGE em 247.303 pessoas, 79% receberam a primeira dose e 68% foram imunizados também com a segunda dose. Enquanto a dose de reforço já atingiu 18% da população. “A imunização é muito importante. Esta nova variante omicron é muito contagiosa”, alerta a prefeita Fátima Daudt.
Fátima destaca que Novo Hamburgo dispõe de vacinas contra a covid e também contra a gripe em todas as unidades de saúde. Não é preciso agendamento, basta chegar com um documento e se vacinar. Quem não se vacinou contra a gripe ano passado deve tomar sua dose. “Verificamos um crescimento nos casos de gripe. Além disso, os sintomas da omicron e da gripe são muito parecidos”, enfatiza a prefeita, lembrando que a vacinação contra a covid e contra a gripe podem ser feitas simultaneamente, conforme orientação do Ministério da Saúde.
A prefeita também lembra que cresce ainda mais a importância das pessoas manterem os cuidados preventivos, como uso de máscara, álcool em gel e, na medida do possível, evitar aglomerações. “Mesmo quem se vacinou deve continuar se cuidando. Precisamos diminuir a proliferação do vírus”, conclui.