NOVO HAMBURGO
NOVO HAMBURGO,Comusa lança aplicativo gratuito para facilitar acesso aos seus serviços
Comusa lança aplicativo gratuito para facilitar acesso aos seus serviços
App Comusa está disponível para os sistemas Andoid e iOS a partir desta quarta-feira
Usuários dos serviços da Comusa – Serviços de Água e Esgoto terão um novo canal de relacionamento com a autarquia a partir desta quarta-feira (22). O App Comusa passa a estar disponível para smartphones e tablets que utilizam os sistemas Android e iOS. Pelo aplicativo estão disponíveis de maneira rápida e gratuita serviços como segunda via da fatura, histórico de consumo, fatura por e-mail, declaração de abastecimento, negativa de débitos e quitação anual. Os usuários também poderão utilizar o canal para informar algum problema. A iniciativa segue uma diretriz da atual administração da prefeita Fátima Daudt, de buscar dar agilidade aos serviços públicos e de se aproximar dos cidadãos.
Para utilizar o App Comusa o acesso é idêntico ao do site. Basta ter o número da matrícula para acessar os serviços, ou CPF e CNPJ do titular da fatura. Utilizando o CPF ou CNPJ, o sistema trará todas as matrículas vinculadas àquele titular, não sendo necessário ter em mãos todas as matrículas. “O objetivo é facilitar o acesso dos usuários aos serviços da Comusa, evitando deslocamentos ou ligações para a autarquia. O aplicativo reúne uma série de serviços e funcionalidades de maneira rápida e segura”, explica o diretor-geral da Comusa, Silvio Klein.
COMUNICAÇÃO – O App Comusa também será um canal de comunicação entre a Comusa e seus usuários. A ferramenta permite que mesmo sem seu número de matrícula, o usuário poderá usar o aplicativo para informar algum vazamento ou rompimento, enviando sua solicitação diretamente para a Comusa. Os casos enviados pelo App serão analisados pela equipe técnica da autarquia. “Vamos ganhar muito em eficiência e o cidadão também vai ser beneficiado ao perceber que a sua solicitação foi atendida”, ressalta Klein.
O canal de comunicação será de mão dupla. A Comusa também encaminhará avisos aos usuários através da ferramenta. “Quem usar o App Comusa com sua matrícula, receberá um aviso quando ocorrer uma situação de falta de água, por exemplo. É a forma mais direta de anteciparmos eventuais problemas, permitindo que o usuário se programe”, explica André Traesel, coordenador de TI da autarquia.
O aplicativo se soma aos canais de relacionamento já existentes, como a central de atendimento telefônico (0800 6000 115), as lojas comerciais (físicas) e o chat, com acesso via site da autarquia.
Serviços disponíveis:
Segunda via da conta – Permite a visualização das últimas faturas. O usuário poderá compartilha faturas em aberto, além de realizar o pagamento diretamente em seu internet banking.
Histórico de consumo – Visualização do consumo dos últimos 12 meses.
Quitação de débitos – Visualização e envio por e-mail.
Negativa de débitos – Visualização e geração de um número para confirmação do documento.
Declaração de abastecimento – Visualização e geração de um número por e-mail ou whatsApp.
Fatura digital – Enviada ao seu e-mail em formato de PDF, que pode ser impressa e que contém exatamente as mesmas informações da conta tradicional.
Informar um problema – O usuário tem a possibilidade de fotografar e relatar um problema, que será analisado pela equipe técnica da Comusa.