NOVO HAMBURGO

Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar em 27 de abril

A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, anunciou nesta segunda-feira (26/02) que o novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo irá começar a operar no dia 27 de abril. O anúncio ocorreu em postagem de vídeo em suas redes sociais. “Este é mais um passo na consolidação deste momento histórico para a cidade de Novo Hamburgo”, enfatizou a prefeita ao lado de Rodrigo Hoelzl, diretor superintendente da Viação Santa Clara (Visac), empresa vencedora da licitação hamburguense. “A empresa estará pronta para o transporte coletivo da cidade”, garantiu Hoelzl. As atuais empresas estão sendo notificadas do encerramento das atividades.

Na sexta-feira (23/02), Fátima esteve na empresa Marcopolo, em Caxias do Sul, conferindo parte da frota de ônibus que irá atender o novo sistema de transporte coletivo do Município, que se chama MixMob Sistema Integrado de Mobilidade. Na oportunidade, em ato simbólico, a prefeita e a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira, receberam de Hoelzt as chaves do primeiro ônibus da nova frota que atuará na cidade.

A nova frota contará com 76 veículos, todos dentro das normas técnicas seja em relação a assentos ou outras questões. Eles terão dimensões variadas e virão na cor amarela, reproduzindo layout indicado pelo Município. O novo sistema contará com várias novidades para os usuários, como ônibus com vidros com película de proteção solar, câmeras internas, acesso à Internet aos passageiros via wifi, painel de pânico e com total acessibilidade, além de ar-condicionado nas principais rotas.

A mudança inclui também aplicativo que possibilitará ao usuário acompanhar em tempo real seu ônibus e previsão de chegada no seu ponto. A cidade, por exemplo, foi dividida em quatro áreas, cada uma sendo representada por uma cor e letra que facilitará o deslocamento das pessoas. As placas serão afixadas no para-brisa dos ônibus e ao lado da porta de entrada. Este e outros detalhes poderão ser conferidos no site mixmob.novohamburgo.rs.gov.br.

 

Recadastramento

Ao mesmo tempo, o Município segue o recadastramento de idosos. Nesta segunda-feira, pessoas com 70 anos ou mais já podem ir na Casa das Artes, munidos de documento com foto e comprovante de endereço de Novo Hamburgo. O atendimento é de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 16h. O atendimento de pessoas com deficiência (PcD) de qualquer idade também continua.

A Casa das Artes (antiga Semec II), fica em frente à plataforma 1 do Paradão, na Avenida Primeiro de Março, 59, Centro. Entre os dias 11 e 28 de março, o cadastramento de idosos será realizado para quem tem 65 anos ou mais. Este cadastramento inicial é para quem tem direito ao transporte público gratuito. Durante o recadastramento são entregues os cartões de gratuidade aos idosos. Mas é importante destacar que este cartão só será válido a partir de 27 de abril, nos novos ônibus de cor amarela.

A documentação necessária para pessoas com deficiência é diferente. Além de documento com foto e comprovante de endereço em Novo Hamburgo, os PcDs também precisam apresentar comprovante de rendimentos, laudo médico da deficiência e requerimento preenchido (este requerimento pode ser acessado no site mixmob.novohamburgo.rs.gov.br).

As empresas grandes compradoras de vale-transporte também já foram contatadas sobre as mudanças no sistema, chamando a atenção para a validade do vale-transporte até 27 de abril. Na semana passada, elas receberam um tutorial de como cadastrar seus colaboradores usuários de vale-transporte no novo sistema.

Sair da versão mobile