CULTURA

Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo estreia em concerto no Natal dos Sinos

O projeto que vem introduzindo o ensino da música em crianças e adolescentes de Novo Hamburgo tem data para a apresentação de estreia. O primeiro concerto aberto ao público da iniciativa será no próximo domingo (11/12), às 19h30, no Natal dos Sinos, na Praça do Imigrante no Centro.

Para chegar a este momento, ocorrem encontros de preparação, o último no domingo, 27 de novembro, que mobilizou os 70 alunos de todos os sete núcleos. Entre as canções natalinas que o público poderá apreciar no concerto de Natal estão “Christmas to all”, “Noite Feliz”, “Power Rock”, “Jingle Bells”, entre outras.

“Começa a tomar corpo uma iniciativa que vai revolucionar a cidade. É emocionante apreciarmos o brilho nos olhos da meninada, a partir da música”, comemora o secretário da Cultura, Ralfe Cardoso.

Para o diretor artístico da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH) e coordenador do projeto Núcleo de Orquestras Jovens, Gustavo Muller, o concerto é mais uma grande etapa do processo de aprendizagem dos jovens músicos. “É um momento não apenas de mostrar o trabalho do desenvolvimento de cada um, mas também de realizar o fazer música em conjunto, de integração, de socialização. É uma expectativa de estar talvez pela primeira vez num palco, no meio de uma formação de orquestra, convivendo com colegas de outras escolas”, destaca Muller.

Participam do Concerto de Natal os alunos dos Núcleos sediados nos polos: Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Senador Salgado Filho, EMEB Bento Gonçalves, EMEB Eugênio N. Ritzel, EMEB Adolfina Diefenthaler, BACI Santo Afonso, Residencial Novo Hamburgo-Estação Cidadania-Cultura e Colégio 25 de Julho.

SOBRE O NÚCLEO DE ORQUESTRAS JOVENS

O Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo é um programa da Secretaria Municipal da Cultura e da Secretaria de Educação que pretende colocar a cidade entre as principais iniciativas de educação musical da América Latina.


Nascido em setembro de 2018, o programa conta com a parceria do Instituto Arlindo Ruggeri, oferecendo aos alunos de escolas municipais, aulas de instrumento, teoria, percepção musical e prática de conjunto coletivo.


O projeto é implantar as aulas em 52 Escolas Municipais de Ensino Fundamental da cidade, que receberam 25 instrumentos (divididos entre violinos, violas, violoncelos e contrabaixos). Ao todo serão mais de 1.350 instrumentos disponibilizados. Todos os instrumentos já adquiridos com recursos captados junto ao Ministério da Educação, em 2018.


O Núcleo foi inicialmente implantado em quatro escolas dos bairros Canudos, Lomba Grande, Santo Afonso e Vila Dihel, formando 100 músicos. Em 2019 o projeto teve continuidade e foi interrompido em 2020, quando seria implementado com todo vigor, devido ao plano de contingência da pandemia da covid.

Sair da versão mobile