EDUCAÇÃO
Oficinas de Audiovisual iniciam com novas turmas em quatro bairros
Sentados em um círculo na sala da Base Pronasci, no bairro Santo Afonso, jovens falam do passado e sonham com um futuro. Eles têm idades diferentes, perfis diferentes, cada um com sua história de vida. Mas agora eles têm a mesma oportunidade de construir o seu futuro em um espaço onde a comunicação ganha voz e vez. É a oficina de Audiovisual oferecida gratuitamente pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (PMNH), por meio do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI). Até o dia 5 de setembro meninos e meninas a partir de 14 anos dos bairros Santo Afonso (Base Pronasci), Kephas (Casa de Cultura e Cidadania), Boa Saúde (Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU) e Canudos (Cras/Kephas Diehl) participarão do curso Módulo Formativo em Comunicação Cidadã e Audiovisual, que terá 144 horas e aulas pela manhã e tarde.
Para a jovem Larissa de Souza Vidal, 14 anos, que participou da aula inaugural na última segunda-feira, essa é uma boa oportunidade de aprender e fazer novos amigos. “Eu vim do Paraná e lá não tinha oportunidades como esta. Eu estou muito empolgada, estava esperando por um curso como este”, disse ela que ainda não sabe qual área da comunicação prefere. Já o estudante Vitor Vinícius Costa, 14 anos, enfatizou que espera aprender mais sobre comunicação como um todo. “Eu sempre me interessei sobre assunto. Eu quero seguir na área, então tudo o que eu aprender aqui será muito importante”, ressaltou.
As aulas ocorrem duas vezes por semana para quatro turmas diferentes em dias e horários alternados entre manhã e tarde. O curso possui cinco módulos – Escrita criativa (roteiro); Internet (redes sociais e monitização); Fotografia (produção e edição); Áudio (produção e edição) e Vídeo (produção e edição). No final cada turma produzirá um documentário. A oficina integra o componente de Prevenção à Violência e tem o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A Base Pronasci está localizada na Rua Buenos Aires, 217, no bairro Santo Afonso. Apesar da maioria das vagas estarem preenchidas, há cadastro reserva para quem quiser aprender. No Santo Afonso há cadastro reserva; no Kephas as vagas estão abertas; no Canudos há vagas na parte da manhã e no Boa Saúde o cadastro está aberto.
Informações sobre as vagas podem ser obtidas pelos telefones abaixo:
Vila Diehl (Cras Kephas): 3524-1375
Santo Afonso (Base Pronasci): 3600-3262
Canudos (Casa da Cultura e Cidadania): 3583-2349
Boa Saúde (Centro de Artes e Esportes Unificados): 3582-4736