NOVO HAMBURGO
Pesquisa estuda nutrição infantil no Brasil
Novo Hamburgo está incluído entre os 122 municípios brasileiros em que percorrerá o estudo
Informações sobre práticas de aleitamento materno, consumo alimentar, estado nutricional e deficiências de micronutrientes de crianças de até cinco anos estão na pauta do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI), que iniciou na semana passada em todo o país.
O estudo é financiado pelo Ministério da Saúde, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em conjunto com a Fundação Oswaldo Cruz, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a Universidade Federal Fluminense.
O objetivo do ENANI é avaliar as práticas de aleitamento materno e de alimentação complementar, o consumo alimentar, o estado nutricional antropométrico infantil e durante a gestação e a deficiência de micronutrientes (hemoglobina, vitamina A, vitamina D, vitamina E, vitamina B1, vitamina B6, vitamina B12, folato, zinco, selênio e ferritina) entre crianças brasileiras menores de 5 anos, segundo macrorregiões do país, zonas rural e urbana, faixa etária e sexo.
Serão visitados os domicílios de famílias em 122 municípios brasileiros, incluindo as zonas rural e urbana. No estado, a visita acontece em 10 municípios, entre eles, Novo Hamburgo. “Há muito tempo não se tem uma pesquisa no Brasil tão relevante na área de alimentação e nutrição infantil. Acredito que os resultados serão fundamentais para a implementação de programas e projetos nesta área, levando em consideração a realidade encontrada nas diferentes regiões do território nacional”, afirmou a nutricionista e coordenadora da Política de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Mabilda Dotto.
Visitas domiciliares*
Primeira visita: O entrevistador apresenta o estudo para a família, e se ela aceitar participar, é realizado um questionário, além de obter as medidas de peso corporal e estatura das crianças e suas mães biológicas. Nesta visita, é realizada a orientação e o agendamento da coleta de sangue.
Segunda visita: Acontece no dia agendado para a coleta de sangue. Nesse dia, o entrevistador/coletador vai até a casa da criança, realizar a coleta. Para realizar o exame de sangue a criança não precisa estar em jejum, e caso tome algum remédio, ele pode ser utilizado normalmente.
Os resultados dos exames de sangue e peso e altura estarão disponíveis no site do ENANI http://enani.nutricao.ufrj.br/ e serão acessados por meio de um login a partir de 20 dias após a coleta de sangue.
*Os entrevistadores estão identificados com camiseta e crachá do Ministério da Saúde.