Connect with us

CAMPO BOM

Pista de Atletismo do Parcão de Campo Bom é reinaugurada com padrão internacional

Nesta terça-feira (20/12) foi realizada a solenidade de reinauguração da Pista de Atletismo do Parcão de Campo Bom. A cerimônia contou com a presença de dois grandes nomes do atletismo nacional, José Haroldo Loureiro Gomes, o Arataca, treinador da Sogipa e ex-treinador da seleção brasileira de atletismo; e Samory Uiki, atleta olímpico do salto em distância da Sogipa, que fez parte da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

O evento também contou com a presença do prefeito Luciano Orsi, da primeira-dama Kátia Orsi, da presidente da Câmara de Campo Bom, Gênifer Engers, além de secretários e vereadores do município. Além disso, também estiveram presentes os atletas e alunos do Programa Acolher.

Figura destacada no atletismo nacional, Arataca parabenizou a Administração campo-bonense pelo esforço conjunto entre as secretarias para entregar a obra. “Vocês tiveram a felicidade de unir esforços entre as secretarias juntas, de trazer o melhor, não somente para os jovens e atletas, mas também para a comunidade. Além disso, a pista e a prática esportiva trazem saúde, segurança, menos gente no hospital ou precisando de remédio. Então, realmente trouxe um bem muito grande. Existe uma coisa que eu falo muito, que é unir o Esporte à Educação e à Saúde. E vocês estão de parabéns, porque aqui vocês conseguem essa proeza”, destacou o treinador.

Já Samory Iuki chamou a atenção dos jovens atletas do Programa Acolher, que participaram da volta inaugural da pista, para a importância do esporte em suas vidas. “O atletismo abriu muitas portas para mim e pode fazer o mesmo com muitos de vocês que agora têm um incentivo a mais para se dedicarem aos treinos”.

O prefeito Luciano Orsi destacou o potencial de jovens talentos no esporte que Campo Bom possui. “Temos muito talentos na escola pública, nos bairros, em todos os lugares. Com certeza temos que dar a oportunidade para a gurizada crescer, eles vão voar e é isso que a gente quer. Dar oportunidade, dar instrumentos e ferramentas. A gente tem feito isso, no Esporte, na Cultura e na Educação”, ressaltou.

Ele também não escondeu a alegria de poder entregar mais uma obra para o Esporte de Campo Bom. “Eu acho muito importante valorizarmos essas conquistas. E valorizar também a manutenção, o cuidado com esses espaços. Revitalizar nossos espaços, que fazem parte de nossa história, é tão importante quanto fazer uma obra nova. Fico muito feliz, e tenho certeza de que esse espaço vai ser extremamente bem utilizado pela população”, comentou.

A corrida inaugural da pista foi liderada pelas atletas Raíssa Lima Griebler e Aline Bieger, destaques esportivos do município, e alunos do Programa Acolher.

 

A reforma e o padrão internacional

 

Construída nos anos 80, a pista de atletismo de Campo Bom era de saibro, o que não era ideal para a prática do atletismo. A partir da conclusão desta obra, o município volta a ter mais uma opção importante de lazer para a prática esportiva. Assim, Campo Bom se torna uma das poucas cidades do Brasil a ter uma pista de atletismo pública com padrão internacional.

O investimento nas melhorias e na revitalização do entorno da pista foi de cerca de 2,1 milhões de reais. As principais melhorias no espaço foram a drenagem e a construção da base da pista em revestimento de borracha, que proporciona menos impacto a quem realiza seus exercícios.

Além disso, houve revitalização do gramado interno da pista, da caixa de areia para saltos, da iluminação de led, que proporciona mais segurança, adequação à acessibilidade, e a reforma e revitalização das arquibancadas.  A obra se iniciou em março deste ano e agora está concluída.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados