NOVO HAMBURGO

Plano de Mobilidade Urbana de Novo Hamburgo é apresentado

Após um ano de levantamentos, foi apresentado, na manhã de quarta-feira (14), na Casa das Artes, o relatório final do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Novo Hamburgo. O estudo, elaborado pelo consórcio Idom Planmob, prioriza o deslocamento não motorizado e confere protagonismo ao pedestre, além de valorizar o transporte coletivo. O consórcio foi contratado dentro do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ao custo de R$ 1 milhão aos cofres públicos.

O levantamento de dados iniciou no fim do mês de julho de 2018 e analisou itens como fluxo de carros, pedestres, ciclistas, trens, ônibus, tempo semafórico, rotatividade nos estacionamentos e a observação de entrada e saída de veículos da cidade, além de entrevistar a população. “É um plano muito rico e foi construído em conjunto com a comunidade”, explica  Rebeca Vieira de Melo, representante do Idom Planmob.

Entre as propostas apresentadas estão a criação da Zona 30 no Centro (veículos deverão trafegar com uma velocidade máxima de 30 km/h), reorganização do tráfego na área central e em Hamburgo Velho, a padronização e readequação dos passeis públicos, modernização dos semáforos e reorganização do tempo semafórico nas vias de grande fluxo de pedestres e/ou carros, criação de rede cicloviária de 73 quilômetros, implantação de estacionamentos para bicicletas e de bicicletas elétricas compartilhadas, alargamento de vias, readequação de linhas de ônibus, ações educativas, entre outras.

Segundo a prefeita Fátima Daudt, a elaboração do Plano transcorreu de forma democrática, com a participação da comunidade, além do corpo técnico. “Já temos uma câmara temática formada por cinco pessoas, mas o Plano não é apenas de uma equipe técnica – os cidadãos foram ouvidos”, assegura.

O Plano de Mobilidade atende às exigências da Lei Federal 12.587/2012, que estipulou a Política Nacional de Mobilidade, marco e referência legal para os projetos de mobilidade urbana no País.  O próximo passo será o envio de uma minuta de projeto de lei para a Câmara de Vereadores.

Dados revelam concentração

O levantamento realizado pelo consórcio Idom Planmob revela o alto índice de concentração de veículos particulares utilizados no deslocamento na cidade. Novo Hamburgo tem uma frota de 104.331 veículos, o que representa 64,4% de volume do trânsito. Além disso, cerca de 88,8% da população se desloca dentro da cidade, geralmente para trabalho e estudo.

Mobilidade: relatório, que virará minuta de projeto de lei, prioriza o pedestre

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile