Connect with us

RS

Polícia Civil e Bombeiros realizam buscas e escavações em lar de idosos clandestino

Na tarde de segunda-feira (02/10), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Taquara, cumpriu ordem judicial em uma residência onde funcionava um lar de idosos clandestino, localizado na área rural de Taquara, na localidade de Santa Cruz da Concórdia. No local foram encontrados dez idosos em condições desumanas.

Segundo o Delegado Valeriano Garcia Neto, os idosos estavam desnutridos, desidratados, acomodados em locais insalubres junto com animais. O local estava em péssimas condições de higiene, numa situação muito precária e degradante. Dentre as vítimas, estão duas pessoas paraplégicas que foram resgatadas do local e levadas de ambulância para o hospital para avaliação médica e, posteriormente, encaminhadas para um lar de idosos em Taquara.

A ação faz parte da Operação Virtude, uma ação nacional do Ministério da Justiça desencadeada para proteção de idosos e contou com o apoio da Assistência Social e Vigilância Sanitária do Município de Taquara. No local, havia denúncias que relataram torturas, retenção de documentos, ocultação de cadáver, crimes contra a dignidade sexual, cárcere privado e maus-tratos.

 

Busca por corpos no local

Dois homens foram apontados na investigação da Polícia Civil como responsáveis pelo estabelecimento, que fica em Santa Cruz da Concórdia. A prisão deles foi solicitada à Justiça pelo delegado Garcia. Ao longo de todo o dia desta terça-feira, ele tomou depoimentos para embasar o inquérito. De acordo com ele, são várias linhas ainda em apuração.

Uma mulher foi apontada como responsável por cuidar dos idosos, mas o delegado informou que ela própria era vítima dos responsáveis pelo local, pois estava em condição de cárcere privado, além de também passar por maus tratos e abusos, conforme a investigação. Essa mulher acompanhou boa parte da vistoria feita pela polícia e contou detalhes chocantes de como os idosos eram tratados.

A investigação também levantou dados sobre três mortes registradas em 2022 e uma na semana passada. A mulher que acompanhou todo o trabalho da polícia no lar disse que não sabe o que os proprietários fizeram com os corpos dos idosos que morreram no local.

Na manhã desta quarta-feira (04/10), a Polícia Civil e os Bombeiros realizaram escavações no pátio do lar clandestino, para averiguar se a suspeita de que os corpos foram enterrados no local se confirmem.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados