NOVO HAMBURGO
Polícia Civil localiza bunker e apreende armas, drogas e um morteiro em Novo Hamburgo
Operação ocorreu após três meses de investigação
A Polícia Civil deflagrou nesta segunda-feira (03/07) uma operação visando combater parte da facção que comanda o tráfico de drogas no Vale do Sinos e que estava distribuindo armas na região metropolitana. A Operação Bellicus, realizada após três meses de investigação, foi realizada pelo Denarc (Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico) com três alvos específicos. Dois imóveis no bairro Canudos e um terceiro em Lomba Grande.
Em um dos imóveis do bairro Canudos, foi localizado um morteiro, equipamento utilizado para lançar granadas em grandes conflitos armados, além de quatro pistolas calibre 9mm com carregadores, munições e coletes balísticos além de outros materiais utilizados no controle do tráfico como balanças de precisão, radiocomunicadores e cadernos com anotações sobre as atividades.
No outro imóvel no mesmo bairro foi preso o dono das duas casas, e com ele apreendido 1kg de cocaína, 2g de crack, munições e R$ 4 mil em dinheiro, provavelmente proveniente da venda de drogas. Algumas notações também foram apreendidas e servirão para a sequência das investigações.
O terceiro alvo era um sítio, localizado em um bairro de alto padrão em Lomba Grande. Lá estaria um criminoso, que estava em prisão domiciliar e teria envolvimento com os demais imóveis e o material apreendido. Mas ao chegar ao local os policiais não encontraram o preso, que rompeu a tornozeleira eletrônica que utilizava e fugiu.
Neste local, também foi encontrado um bunker, compartimento subterrâneo com entrada oculta, utilizado para proteger ou esconder pessoas. O acesso à área era através de uma escotilha embaixo de um tapete no quarto de uma criança, que dava acesso a um local iluminado e com energia elétrica, que poderia servir de esconderijo.