CAMPO BOM

Política Campo Bom – A hora “D”

A hora “D”

Está chegando o período das convenções partidárias, também conhecida como a “hora D”, já que é neste encontro que os partidos oficializam suas candidaturas com a presença da militância que aprova, através do voto, se o partido terá candidatura própria, terá coligação e quem serão os nomes para concorrer a vereador. É também na convenção partidária que são definidos os números de quem vai disputar uma vaga no Legislativo. Neste ano, as convenções ocorrem entre 20 de julho a 5 de agosto. Vale lembrar que os partidos, portanto, são obrigados pela Justiça Eleitoral a definirem tudo até essa data limite.

 

A convenção do MDB

O MDB vai ser um dos primeiros partidos a realizar sua convenção, que já está marcada para o dia 27 de julho, ou seja, no próximo sábado que vem. O partido deve confirmar o nome de Giovani Feltes como candidato. A expectativa é em relação ao candidato a vice, pois o partido pode tanto anunciar um nome e ir de chapa pura, ou deixar o espaço em aberto para que a Executiva negocie com outros partidos.

 

A convenção do PDT

Já o PDT está com sua convenção marcada para o dia 3 de agosto, bem pertinho do prazo final imposto pela Justiça Eleitoral. O partido do atual prefeito deve confirmar a candidatura de Gênifer Engers (PDT), que é vereadora na cidade e foi sua secretária de Obras. O PDT também pode acabar indo de chapa pura com a ex-secretária de Saúde, Drª Suzana Ambros sendo apontada como uma possibilidade. Porém, o partido também segue negociando coligações.

 

A convenção do Republicanos

Do lado da oposição, o Republicanos deve realizar sua convenção no dia 3 de agosto também. O partido vai confirmar Faisal Karam como candidato, que certamente foi a candidatura colocada mais cedo no jogo. Alex Dias, do PL, deve ser o candidato a vice-prefeito, porém dependendo das convenções dos demais partidos isso pode mudar.

 

PP no jogo

Sem data definida da sua convenção partidária, o PP segue participando das articulações e conversando com partidos. A sigla é uma das mais cortejadas por conta de seu histórico na cidade e por contar com dois vereadores. Sendo assim, não será nenhuma novidade se o PP for o último partido a definir seu futuro. Fontes dizem que o partido não deve seguir com o PDT. Sendo assim, o partido deve indicar o vice de Giovani Feltes ou até mesmo de Faisal Karam? Essa é a dúvida. Um dos nomes apontados da sigla é o do ex-secretário Henrique Scholz.

Não era, mas…

Mesmo não sendo da extrema-direita, Faisal é o candidato dos bolsonaristas e evangélicos em Campo Bom, justamente por defender pautas conservadoras e em defesa da família. Apesar disso, não tem seu nome muito colado ao de Bolsonaro. Vale lembrar que mesmo em 2022, quando concorreu a deputado estadual, não utilizou imagens do ex-presidente Bolsonaro, nem manifestou apoio explícito, embora sempre tenha sido um forte crítico do PT. Agora, ao se aproximar dos partidos de direita e se filiar em um, Faisal se tornou uma liderança para essa turma.

 

Apagão eleitoral

Quem acessa o site do Legislativo de Campo Bom ou da Prefeitura acaba encontrando o setor de notícias totalmente vazio. É que por conta do período eleitoral, os órgãos precisam atuar de maneira diferente para não favorecer candidatos A ou B, ou então fazer propaganda irregular. Sendo assim, esses canais ficarão desatualizados por um tempo.

 

Calendário eleitoral

Depois das convenções partidárias, que devem ser realizadas até o dia 5 de agosto, os partidos têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral com toda a documentação. E isso vale também para candidatos a vereadores(as). Mas têm outras datas que é bom ficar atento:

 

16 de agosto – A partir dessa data está oficialmente liberada a propaganda eleitoral. Embora o marketing dos candidatos já esteja on há bastante tempo, somente após essa data é permitido pedir voto e divulgar o número de candidatura.

30 de agosto a 3 de outubro – Exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV.

15 de setembro – Divulgação da prestação parcial de contas, com os nomes, CPF ou CNPJ de doadores e dos respectivos valores doados para cada candidato. Esses dados são abertos e podem ser conferidos por qualquer eleitor(a).

21 de setembro – 15 dias antes do dia da eleição, candidatas e candidatos não podem ser presos, salvo no caso de flagrante delito.

1ª de outubro – cinco dias antes do dia da eleição, eleitores não podem ser presos a não ser em caso de flagrante delito, em cumprimento de sentença judicial por crime inafiançável ou em razão de desrespeito a salvo-conduto.

5 a 7 de outubro – Um dia antes até um dia depois do 1º turno, fica proibido a colecionadores, atiradores e caçadores transportar armas e munições em todo o território nacional.

6 de outubro – Hora de votar. As urnas estarão disponíveis para receber votos das 8h às 17h.

 

Kayanne x Secretaria do Meio Ambiente

Embora faça parte da administração municipal, já que se filiou no PDT, a vereadora Kayanne Braga (PDT) esteve na bronca com a secretaria do Meio Ambiente da cidade. É que Kayanne, como todos sabem, foi autora do projeto para proibir as carroças de tração animal, recebendo o apoio do prefeito Luciano Orsi (PDT). E nesta semana ela foi até as redes sociais reclamar que não foi convidada para participar de uma reunião da secretaria do Meio Ambiente que iria tratar justamente deste assunto. Kayanne disse que é algo recorrente com ela, e fez questão de dizer que não era uma crítica à Prefeitura, mas sim direcionada para a pasta que atualmente é comandada pelo secretário Cláudio Cunha, que assumiu recentemente no lugar de João Flávio (PCdoB) que se licenciou para concorrer a vereador.

Sair da versão mobile