Connect with us

CAMPO BOM

Política Campo Bom – A última eleição

A última eleição de Feltes

Giovani Feltes, candidato do MDB, já foi prefeito da cidade por três mandatos, sendo que na primeira oportunidade, em 1989, a reeleição ainda não era permitida, o que o fez ficar apenas 4 anos no poder. Depois, assumiu em 2001 e permaneceu no cargo até 2008. Sendo assim, a última eleição que Feltes disputou como prefeito da cidade foi em 2004. Na ocasião, ele fez 21.315 votos de 39.212 moradores que votaram, uma diferença enorme para o 2º colocado que fez aproximadamente 6.900 votos. Depois disso, Feltes só concorreu a deputado. A última foi em 2022, quando fez cerca de 91 mil votos, sendo que só em Campo Bom ele fez 12.816 votos.

 

A última eleição de Faisal

Faisal Karam, candidato do Republicanos, foi prefeito da cidade por dois mandatos. Ele assumiu depois de Feltes, administrando o município de 2009 até 2016. Logo, a última eleição que Faisal disputou pela Prefeitura foi em 2012, quando foi reeleito. Na ocasião, ele fez 28.274 votos dos 39.841 votos válidos. A 2ª colocada na época foi Suzana Ambros, que conquistou 11.700 votos. Nesta eleição de 2012, a oposição contra Faisal foi toda unida e a cidade teve apenas as duas candidaturas. Após isso, Faisal só concorreu a deputado estadual, ficando na suplência em diferentes partidos. A última foi em 2022 também, quando fez 13.028 votos pelo Podemos para deputado. Desses votos, 7.147 foram registrados em Campo Bom

 

A última eleição de Gênifer

Diferente dos citados, a candidata do PDT, Gênifer Engers, que conta com o apoio do prefeito Luciano Orsi (PDT) nunca foi prefeita da cidade e podemos dizer que ela é bem mais “verde” de eleição dos que os demais veteranos. Gênifer concorreu a vereadora em 2020 quando se elegeu pela primeira vez. Ela conquistou 973 votos e assumiu uma cadeira. Depois, Gênifer concorreu a deputada estadual em 2022, quando fez 14.432 votos, sendo que 9.919 votos foram em Campo Bom.

 

A última eleição de Victor

Candidato a prefeito pelo PCdoB, com apoio do PT e do PV, o vereador Victor Souza (PCdoB) também nunca foi candidato a prefeito. Ele está em seu 5º mandato como parlamentar da cidade, ou seja: são 24 anos atuando no Legislativo, mas agora Victor irá apostar em um voo mais alto. Na última eleição, em 2020, ele fez 612 votos. Após isso, Victor não concorreu mais, ao contrário dos outros que disputaram eleição para deputado. Em 2016, Victor foi o vereador mais votado da cidade com 1.638 votos.

 

O que isso quer dizer?

– Não muita coisa, pois cada eleição é diferente e leva muito em consideração o momento atual de cada candidato e da cidade, estado e país, mas não podemos ignorar que:

– Gênifer fez mais votos que Faisal na eleição para deputada estadual em Campo Bom em 2020.

– Faisal fez mais votos que Feltes na última vez que concorreu a prefeito, sendo o mais votado da história.

– Feltes foi o que mais fez votos para deputado na cidade na última eleição e já foi prefeito 3 vezes, além de não concorrer na cidade há tempo.

– Victor é o que menos fez votos na última eleição, embora já tenha sido o vereador mais votado da cidade.

– O número de eleitores em cada pleito é diferente, bem como o número de candidaturas e de coligações.

– Por exemplo: na última vez que concorreu, em 2004, Feltes enfrentou 4 candidaturas de partidos fortes: PSB, PSDB, PT e PP. Já Faisal enfrentou apenas o PT, com Suzana Ambros em 2012.

– Gênifer Engers foi a candidata a deputada estadual mais votada na cidade em 2022 e está no partido mais forte da cidade atualmente.

 

Tareco voltou

A sessão desta semana do Legislativo campo-bonense voltou a contar com a presença de quem estava há bastante fora. O vereador Adilson Tareco (PDT) assumiu novamente a sua cadeira, pegando muitos de surpresa inclusive. É que Tareco pediu licença para tratar de assuntos particulares no dia 22 de abril e desde então nunca mais havia retornado. Quem esteve no seu lugar durante esse período foi a suplente Michelle Closs (PDT). Apesar do longo tempo fora, Adilson Tareco não utilizou a tribuna para prestar esclarecimentos sobre o motivo que o levou a isso.

 

Disputa pela praça

Mesmo sem as famosas bandeiras, que ainda não estão liberadas pela Justiça Eleitoral assim como outros materiais de campanha, a praça central da cidade junto ao Largo Irmãos Vetter já está tomada por grupos partidários nas manhãs de sábado, com pré-candidatos presentes tomando chimarrão e conversando com a população. Sinais de que o pleito está ficando cada vez mais próximo, com os grupos aumentando a cada final de semana. Porém, os candidatos também não dispensam as agendas nos bairros. Todos já estão visitando casas para falar da candidatura.

 

Mais reforço na direita

O PL de Campo Bom, que está apoiando a candidatura de Faisal Karam a prefeito, ganhou mais um reforço que está se colocando à disposição para concorrer a vereador. É o Pastor Jean Galvão, que foi assessor do deputado estadual Capitão Martim (PL). Uma liderança jovem que já atuou em outros municípios e tem boa relação com lideranças grandes da extrema-direita, como o já citado Capitão Martim, mas também com o Delegado Zucco. O lançamento da pré-candidatura reuniu um bom público ligado às pautas da extrema-direita.

 

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados