CAMPO BOM
Política Campo Bom – A volta…
A volta…
Após um período atuando como secretária de Obras da cidade, a vereadora Gênifer Engers (PDT) voltou a assumir a titularidade no Legislativo. Ela deixou a função na Prefeitura por conta da legislação eleitoral que determina a desincompatibilização 4 meses antes para secretários que desejam concorrer o cargo de prefeito ou vice.
…mas curta
Ou seja, o retorno de Gênifer à Câmara deve durar apenas até o final do ano, já que ela não vai disputar a reeleição do seu mandato como parlamentar. Então, ela tem três caminhos: 1ª a ser indicada como vice-prefeita na chapa que deve ser liderada por Giovani Feltes (MDB), mantendo assim o acordo entre PDT e MDB. 2º ser candidata a prefeita pelo PDT, rompendo o acordo. Ou 3º não ser candidata a nada, o que é muito improvável, mas pode acontecer.
PP aceitou?
Com a confirmação de que Gênifer não vai ser candidata a vereadora, cresce a chance de ela estar na chapa majoritária. A pergunta que fica então é se o PP aceitou que mais uma vez ficará de fora, ou se na convenção partidária o partido vai escolher apoiar outro lado. Nessas horas, tem líder partidário louco para acessar alguma pesquisa que possa ajudar na escolha de um caminho.
Existe
As chances são pequenas, mas o acordo entre PDT e MDB ainda pode melar, com cada um dos partidos lançando uma candidatura própria. Um verdadeiro sonho para a oposição
PCdoB não aceitou
Mesmo que não aspirasse fazer parte da chapa majoritária, o PCdoB já pulou do barco governista e vai lançar candidatura própria para a Prefeitura. Como essa coluna já apontava, dificilmente o PCdoB aceitaria apoiar uma chapa liderada pelo MDB, adversário histórico do partido na cidade, embora até o momento ambos fizessem parte juntos do governo do PDT. A candidatura do PCdoB será por meio da Federação formada ainda por PT e PV, e deve contar talvez com o apoio do PSB. O experiente vereador Victor Souza vai liderar a chapa de esquerda.
Mais uma troca?
Vale lembrar que o PCdoB ainda comanda a secretaria do Meio Ambiente. Há dois meses, João Flávio, que era secretário, deixou o cargo para concorrer a vereadora na eleição. Desde então, o ambientalista Cláudio Cunha é responsável pela pasta, com indicação do PCdoB. Resta saber se por se tratar de um cargo técnico a nomeação será mantida, ou se a mudança nos rumos do PCdoB também vai afastá-lo de vez da administração municipal.
Histórica para as mulheres
A sessão do Legislativo desta semana, que marcou o retorno de Gênifer Engers, foi histórica para as mulheres da cidade. Foi a primeira vez que a Câmara contou com quatro mulheres atuando como vereadoras ao mesmo tempo, algo que nunca aconteceu nos 65 anos de instalação da Casa. É um momento muito significante e que mostra uma real mudança na fotografia. Afinal, até a Legislatura passada, que foi de 2016 a 2020, só tinha uma mulher como vereadora, que era Sandra Orth (PSDB). Na outra, que foi de 2013 a 2016 não tinha nenhuma vereadora eleita. Agora, são quatro.
Histórica para o PDT
Aliás, a sessão desta semana também foi histórica para o PDT, que pela primeira vez na história contou com uma bancada formada por quatro parlamentares, a maior da trajetória do partido em Campo Bom. O PDT conta com o vereador e a atual presidente da Câmara, Professor Jéferson Nunes, além de três vereadoras mulheres: Gênifer Engers, Michele Closs e Kayanne Braga.
Foi e nunca mais voltou
Quem olha para a fotografia da atual Legislatura se questiona: onde foi parar o vereador Adilson Tareco (PDT). E a verdade é que ele está de licença para tratar de assuntos particulares desde o dia 22 de abril. O pedido foi por prazo indeterminado. Um tanto estranho, principalmente em ano eleitoral. Afinal, quem deixaria assim um cargo de vereador?
Orsi nas obras
Conforme já adiantado na coluna da última semana, o prefeito Luciano Orsi (PDT) nomeou-se como secretário de Obras da cidade, ocupando a vaga deixada por Gênifer Engers. Orsi, que já fazia função dupla de prefeito e presidente da Famurs até pouco tempo atrás, parece gostar de ter um trabalho dobrado.
Oposição vai se mostrando
Aos poucos, os partidos que fazem parte da chapa de oposição, que terá Faisal Karam (REP) como candidato a prefeito vai mostrando sua nominata para disputar vagas no Legislativo. E ela conta com nomes conhecidos da política. No Republicanos, partido de Faisal, tem Branco da Auto Peças, que fez mais de 600 votos em 2020 pelo PDT, tem Cleusa Nascimento, esposa de Faisal que foi candidata a prefeita no último pleito, tem também o Marasca que fez mais de 500 votos em 2020 também, além de outros nomes conhecidos como Croaci, Luís Schorn, e o atual vereador Celsinho Rodrigues. Já o PSD tem a ex-conselheira tutelar Solange Moraes, e também Jeremias do Ônibus, que também foi candidato em 2020.
Fim das carroças
Está chegando a hora de acabar de vez com as carroças de Campo Bom. Isso porque a proposta aprovada no último ano está prestes a entrar em vigor. Com isso, a Comissão Especial de Proteção e Direitos dos Animais da Câmara, liderada pela vereadora Kayanne Braga (PDT), autora do projeto, está pedindo, em regime de urgência, uma reunião com a Comissão de Direito dos Animais, juntamente com as pastas responsáveis pela Lei de Tração Animal. “A presente reunião tem por objetivo, nos prepararmos para as mudanças que ocorrerão, tendo em vista que o prazo para findar com as carroças está se aproximando.”