CAMPO BOM
Política Campo Bom – Feltes será candidato
A grande “bomba” da política campo-bonense nesta semana foi o anúncio de Giovani Feltes (MDB) como pré-candidato a prefeito na cidade. Por ser secretário de Agricultura do Estado, Feltes tinha até o dia 6 de junho (4 meses antes da eleição) para tomar uma decisão e sair do atual cargo, respeitando a lei eleitoral. Muitos davam como descartada sua candidatura, já que outros nomes da coligação PDT-MDB estavam colocados na disputa, além do compromisso de Feltes com o governo do Estado. Porém, Feltes bateu o pezão e deve disputar a eleição contra Faisal Karam (REP). A confirmação ocorreu em encontro do MDB campo-bonense na segunda-feira.
Pulou da barca
O que não pegou nada bem com anúncio de Feltes foi o momento. Afinal de contas, Feltes é secretário de Agricultura do Estado, um setor fortemente atingido pelas enchentes, e que vai precisar de uma grande força de recuperação. Como Feltes tem que sair do cargo até a primeira semana de junho para concorrer, mas escolheu justo o dia que o Ministro da Agricultura estava no estado, a impressão que fica é que ele “pulou da barca” ao decidir disputar o pleito neste momento delicado. Vale lembrar que nas últimas semanas essa coluna elogiou Feltes por se manter como secretário mesmo em um momento em que outros já estavam deixando seus cargos na tragédia. Mais um do mesmo?
Quais motivos?
Mas afinal, quais motivos teriam levado Feltes a tomar essa decisão tão próximo do prazo? Seria o desejo de disputar a eleição contra Faisal Karam, com quem tem uma história rixa política? Ou será que a base governista formada principalmente por PDT-MDB viu que teria dificuldades em eleger os nomes que estavam na disputa como João Paulo Berkembrock (MDB) e Gênifer Engers (PDT). Ou quem sabe, a pressão no Governo do Estado pode ter sido determinante. O que se tem certeza pelos comentários no Facebook de um jornal da região que divulgou em primeira mão é que as criticas foram fortes e em maior número.
Feltes x Faisal
O que está certo a partir de agora, é que Campo Bom verá a sua disputa política mais emblemática e talvez aguardada de todas. Para os mais jovens, que não conhecem a história por completo, é bom perguntar para os mais velhos. Porém, resumidamente, essa dupla de ex-prefeitos que vai se enfrentar, Feltes e Faisal, já foi unida. Lá em 2008, Giovani Feltes estava terminando seu segundo mandato consecutivo como prefeito da cidade (Feltes já havia sido prefeito em outra oportunidade). Na hora de escolher seu sucessor, Feltes escolheu Faisal Karam, que na época era seu secretário de Obras. Faisal ganhou a disputa com o apoio de Feltes, porém quando a administração começou, Faisal e Feltes brigaram e a partir daí começaram a disputar internamente o MDB, partido o qual ambos faziam parte. Faisal conseguiu administrar por 8 anos, se reelegendo com facilidade, mas o MDB era claramente dividido entre apoiadores de um e de outro. Tanto que na eleição de 2016, quando foi a vez de Faisal escolher um sucessor, é de conhecimento geral que a turma contrária, que não gostou da indicação, rachou ainda mais o MDB. Feltes não participou daquela campanha com o MDB, mesmo sendo um candidato do seu partido, o que aumentou ainda mais a rixa entre os dois, e nos ultimos dias de campanha declarou apoio a Orsi. Logo após o episódio, Faisal deixou o partido e Feltes tomou às rédeas e articulou a aliança com Luciano Orsi, que permanece até hoje e que resultou no acordo que agora colocará o MDB na cabeça de chapa.
Nunca aconteceu
Embora sejam considerados rivais políticos, Feltes e Faisal nunca se enfrentaram em uma disputa eleitoral. Até porque, estiveram do mesmo lado durante muito tempo pelo MDB, embora sem sentar na mesma mesa. Portanto, a disputa de 2024 vai colocar dois ex-prefeitos muito bem avaliados e que já foram unidos um contra o outro após anos de disputa nos bastidores. Trata-se de uma queda de braço histórica e que vai medir em votos a importância de cada um.
Resta 1 vaga
Com a definição do nome de Feltes como candidato da chapa governista, resta saber quem o PDT irá indicar como vice. É bem provável que seja Gênifer Engers, atual secretária de Obras e que já estava sendo contada como pré-candidata.
PCdoB, PP e PSDB permanecem?
O nome de Feltes pode atrair, mas também afastar alguns partidos da base aliada, dependendo do que vão decidir nas convenções partidárias. Aliás, são partidos que vão ser determinantes na disputa. Será que o PCdoB, que por anos fez oposição ao MDB e aos ex-governos de Feltes, vai continuar na base aliada e apoiar uma candidatura bem mais à direita como essa? Antes a aliança era com o PDT, mas e agora? E o PP, que por anos nutriu boa relação com Faisal, mas também com Feltes, vai aceitar a decisão ou vai ver quem está mais forte em uma pesquisa pré-eleitoral para decidir? O mesmo vale para o PSDB, que fez parte da base de governo de Faisal Karam quando ele era prefeito e agora terá que decidir entre um e outro.
Vão pegar fogo
O que é certo é que as convenções partidárias vão pegar fogo, já que algumas siglas certamente chegaram divididas sobre quem apoiar. Elas serão realizadas de 20 de julho a 5 de agosto, conforme a legislação eleitoral.
O mais votado
Mesmo que nunca tenham se enfrentado, Faisal e Feltes têm alguns números possíveis de se comparar, embora não signifiquem muita coisa já que enfrentaram adversários diferentes em ocasiões diferentes. Porém, essa coluna lembra que Faisal detém a 1º e a 2º posição no ranking dos prefeitos mais votados da história. Em 2008, quando sucedeu Giovani Feltes, ele conquistou 23.577 votos. Já em 2012, na sua reeleição foram 28.274 votos. De lá pra cá, ninguém fez mais votos que ele. Faisal ganha dos outros dois mais votados desde os anos 90 também: Giovani Feltes (MDB) que fez 21.315 votos na sua reeleição em 2004. E Luciano Orsi (PDT) que também conseguiu fazer 22.359 votos em 2020. É claro que na época que em 2004, quando Feltes concorreu pela última vez, o número de eleitores também era um pouco menor.
Direito de perguntar
E o acordo??
Ainda tem o “dito” acordo, e confirmado e cobrado por Feltes, no qual o MDB teria o candidato a prefeito e o PP o candidato a vice, o PP aceitará ser apenas coadjuvante novamente por algumas poucas secretárias ? Ou PDT vai de candidato próprio e descola do MDB e PP ?
MDB partido de direita??
Por mais que o MDB nacional sempre se posicionou como partido mais de direita, em Campo Bom está há 8 anos junto com PDT, conhecidamente de esquerda e grande apoiador do PT nacional, vai ser difícil MDB descolar da esquerda nesta eleição, e poderá encontrar grande dificuldade, pois Campo Bom nas ultimas eleições e em recentes pesquisas, mantém quase 70% da população com identificação com a direita.