CAMPO BOM
Política Campo Bom – Novamente manchete
Novamente manchete
E não é por um motivo positivo que a eleição em Campo Bom foi parar novamente nas manchetes dos principais jornais do estado e até mesmo do país. Nesta semana, uma denúncia protocolada pelo candidato Giovani Feltes (MDB) acusa, com conversas gravadas, que o candidato Faisal Karam (REP) estava negociando com um designer gráfico para fazer um vídeo do tipo “deep fake” com uso de inteligência artificial para comprometer Giovani. A coligação de Feltes publicou um vídeo onde, além de trazer o caso, trouxe também vídeo do Faisal reunido com o referido profissional.
O desenrolar
Após se encontrar com Faisal Karam e supostamente pegar informações sobre o pedido, o profissional teria procurado Giovani Feltes e entregado o material, pois estaria de certa forma “arrependido” de ter aceitado o serviço.
Quem é?
O profissional em questão se chama Fábio Rocha, um nome talvez bem conhecido por muitos campo-bonenses.
O que Faisal diz
Após a denúncia de Feltes, o candidato Faisal gravou um vídeo procurando esclarecer o caso e apresentou uma ficha corrida de processos que o profissional Fábio Rocha responde por diversas questões. Ele também diz que Fábio Rocha era cargo de confiança na administração de Luciano Orsi (PDT), assumiu que se encontrou com esse profissional, mas que houve apenas as conversas, estando editadas conforme o próprio perito que foi contratado pelo denunciante reconhece.
O problema
Faisal não desmentiu o ocorrido e para a justiça também não deve desmentir, pois existe uma gravação dele conversando com o referido profissional em uma padaria da cidade, justamente sobre a criação do vídeo ao lado de um assessor. Quem gravou foi o próprio profissional, que posteriormente repassou o conteúdo para Feltes.
O que pode acontecer
A candidatura de Feltes pede a impugnação da candidatura de Faisal, em decisão na terça-feira (17/09), o juiz Álvaro Walmrath Bischoff, da 105ª Zona Eleitoral, deu prazo de cinco dias para defesa de Faisal Karam. Juridicamente, Faisal não precisa provar o motivo de ter conversado com o tal profissional pois, conforme a defesa do candidato, o assunto não tem materialidade.
Efeito eleitoral
A influência de Feltes por seu partido ser governo no estado é grande, não dá para negar. A informação é de que o maior jornal do estado, antes mesmo do acusado saber do fato, já teria ligado para a coligação para saber a posição do candidato. A notícia está em todas as TVs e jornais do estado. Diga-se de passagem, todos recebem verbas publicitárias do governo, será coincidência?
Mais uma
A Justiça irá julgar o caso, mas é mais uma prova de que essa eleição, que como já sabíamos, seria muito tensa, está indo para um lado cada vez pior, de ataques pessoais, fake news e até mesmo situações como essa, que ainda vão passar por análise judicial. E percebemos que, ao contrário da militância de cada lado, que parece aflorar ainda mais os ânimos, a sociedade num geral está cansada desse tipo de eleição em Campo Bom. Em 2016 já tivemos um episódio lamentável, agora mais um após tantas ofensas e críticas nos debates realizados.
O acontecido parece não ter abalado o presidente do Republicanos
O presidente dos Republicanos de Campo Bom, Marcio André, anda sorrindo sozinho. Segundo informações da coluna, o motivo seria o resultado de uma pesquisa para consumo interno e que, mesmo com todos os fatos da semana, ele tem dito “segue o lider”.