CAMPO BOM

Política Campo Bom – PP vai com Feltes

PP vai com Feltes

Fim do mistério. O PP realizou sua convenção no último final de semana e decidiu que irá apoiar a candidatura de Giovani Feltes (MDB) e Gênifer Engers (PDT), mesmo ficando de fora da chapa. Embora quase certa, a decisão do PP era, até então, uma incógnita, já que o partido ficou sem a vaga de vice e poderia acabar apoiando a candidatura de oposição de Faisal Karam (REP). Por conta disso, a convenção era muito aguardada.

 

Aceitou

Sonhando com a possibilidade de indicar o vice de Feltes, por conta do acordo firmado entre PDT-MDB-PP lá na eleição de 2020, o PP acabou ficando de fora da chapa principal novamente, mas mesmo assim aceitou continuar coligado com os dois partidos. Como falamos na última semana, o acordo não foi cumprido em sua totalidade, mas isso não parece ter sido encarado como algo ruim pelos progressistas. Apesar do “destrato”, o PP não pulou da barca e vai ficar realmente do mesmo lado. Mas a confiança com certeza não é a mesma de outrora.

 

Novo acordo?

Mas, ao que tudo indica, o PP não aceitou ficar na chapa governista por acaso. Mais do que garantir um espaço maior no próximo governo em caso de vitória, o PP pode ter colocado como condição para o apoio a participação na chapa majoritária na eleição de 2028. Mas não para por aí…

 

O risco PP…

Ficando de fora da chapa majoritária, o PP pode enfrentar diferentes dificuldades para manter sua bancada de dois vereadores no Legislativo. É que o MDB, por liderar a cabeça de chapa, já sai em vantagem para eleger parlamentares. O PDT, que atualmente tem a maior bancada, se reforçou bem e estará em maior evidência com Gênifer Engers de vice. E do lado da oposição, o Republicanos, que conta com dois vereadores, também deve aumentar sua bancada por conta da chapa majoritária liderada por Faisal Karam. São três partidos que largam na frente dos progressistas.

 

…e como minimizá-lo

Logo, com medo de perder uma cadeira ou até mesmo ficar sem representatividade no Legislativo, o PP vai precisar de um bom espaço no governo caso o pior aconteça. E isso certamente também foi assunto da negociação para continuar ao lado de MDB e PDT. Se decidisse apoiar Faisal, deixando de lado seus atuais aliados, os progressistas poderiam correr o risco de ficar sem cadeira e também sem participação no governo.

 

PSDB com Feltes

Quem também decidiu apoiar a candidatura de Feltes foi o PSDB, que na cidade conta com a liderança da vereadora Sandra Orth. O partido, que começou a gestão de Luciano Orsi (PDT) fazendo uma ferrenha oposição ao atual prefeito, acabou entrando para a base governista ao longo do mandato e agora seguirá ao lado do MDB e do PDT na eleição. Feltes participou do evento tucano.

 

Disputa de feitos

O tom da campanha eleitoral em Campo Bom está posto: ex-prefeitos da cidade, Faisal Karam e Giovani Feltes vão fazer uma disputa de realizações. Pelo menos é o que vemos nas redes sociais de ambos os candidatos. Cada um falando de obras e ações que fizeram quando administram a cidade. Já Victor Souza (PCdoB), que confirmou Ademir Benetti (PSB) como candidato a vice-prefeito, pode ter dificuldades para fazer críticas à gestão PDT-MDB, já que o partido esteve até pouco tempo na base governista.

 

Direito de perguntar

– Até quando o PP vai aceitar acordos sendo rompidos e ser apenas coadjuvante na eleição municipal?

– Até quando partidos vão fazer parte da base governista e ocupar cargos na administração para depois pular do barco e fazer oposição, como é o caso do PCdoB?

– Em caso de vitória de Faisal Karam, o PP vai fazer oposição ao governo?

– Em caso de vitória de Feltes, os partidos de direita vão fazer oposição ao governo?

 

Coluna anunciou

Semana passada falamos nessa coluna de saídas do PP. Henrique Scholz, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Campo Bom (Sedetur), já fala entre amigos que não fará parte da campanha do atual governo. Resta saber se vai embarcar com a oposição explicitamente.

 

 

Sair da versão mobile