CAMPO BOM

Política Campo Bom – Uma pesquisa…vários resultados

Uma pesquisa

Sabemos que existem muitas pesquisas eleitorais rolando na cidade para avaliar a viabilidade das candidaturas, principalmente neste momento em que não há uma definição final na base governista. Acontece que tem partido que contrata uma pesquisa, mas apresenta resultados diferentes e como melhor lhe convém na hora de negociar.

 

…vários resultados

Por exemplo: a pesquisa diz que candidato B lidera a corrida eleitoral. Mas o partido do candidato A diz que é seu candidato que está na frente, buscando assim angariar mais apoios. Acontece que neste caso a pesquisa oficial não é mostrada, é só o famoso diz que me disse. Sabemos que as pesquisas ficam guardadas e são consultadas somente pelos principais caciques partidários, porém, neste jogo, em quem acreditar?

 

Quem sofre

O eleitor não é diretamente afetado por isso, já que é mais uma “ferramenta” do jogo político. Quem está sofrendo são os partidos que não vão ter candidatura própria e não sabem quem irão apoiar, principalmente se houver um racha na base governista separando PDT e MDB. Neste caso, partidos que fazem parte, como PP e PSDB, contam com as pesquisas para se guiar, afinal, ninguém quer apoiar uma candidatura fraca. Mas em quem confiar neste caso?

 

Restam duas ou uma

Caso PDT e MDB não mantenham a atual aliança e tomem rumos separados na eleição, restariam duas vagas a serem preenchidas. Uma de vice do PDT, e outra de vice do MDB. Sendo assim, será que PSDB e PP se acomodariam nestas posições dividindo por completo o bloco?

 

O cenário mudou

Vale lembrar que, quando se elegeu a primeira vez, em 2016, Luciano Orsi (PDT) enfrentou duas candidaturas fortes que até então eram tidas como favoritas. Chiquinho (MDB) com o apoio de Faisal, e Vicente Selistre (PSB) que tentava novamente ganhar. Orsi entrou na disputa como uma terceira via, apostando em uma candidatura de renovação e, claro, contou com um MDB desmobilizado e rachado, o que facilitou sua vitória. Mas agora, a cidade pode ter quatro candidaturas, caso a base aliada rompa, sendo que o público de MDB e PDT se tornou praticamente o mesmo nos últimos anos, desde que concorreram juntos em 2020. Agora, além de perder o MDB, o PDT perderia os votos do PCdoB, que estava na base e vai apostar em uma candidatura própria. Ou seja: o cenário de 2016 dificilmente se repetirá em caso de divisão dos votos, por mais que hoje o PDT seja um partido muito mais forte do que no passado.

 

De olho nos bolsonaristas?

Nesta semana, o prefeito Luciano Orsi participou do início do treinamento de instrução de tiros da nova turma da Guarda Municipal da cidade. E ele fez questão de registrar ele mesmo atirando em um stand, em uma imagem mais alinhada às pautas bolsonaristas e de extrema-direita. Aliás, a própria Guarda Armada, implementada por ele, já é uma pauta que faz Orsi receber votos dos dois lados opostos.

 

Vai precisar?

É claro que Orsi estará na campanha ativamente, mas caso seja Giovani Feltes o candidato da base governista, será necessária a presença tão forte de Orsi já que Feltes tem uma longa história na cidade? Sem dúvidas, será diferente se quem concorre à sucessão for alguém com trajetória menos conhecida.

 

Aliás

No último sábado, Feltes esteve na Praça João Blos, no Centro da cidade, ao lado de lideranças do MDB que inclusive participam do governo municipal. Será mais um sinal de que a aliança será mantida? Nas redes, Feltes escreveu “oportunidade de conversar com a comunidade e reencontrar amigos, novos e antigos”.  Em claro tom de pré-campanha, como é de se esperar.

 

Reforço e qualificação

A pré-campanha de Faisal Karam (REP), e consequentemente do Republicanos na cidade, está ganhando reforço para atuar nos bastidores e na eleição em si. O deputado Ronaldo Nogueira está cedendo o profissional Rodolfo Rodrigues, que atuava no seu gabinete. Além disso, pré-candidatos a vereadores dos partidos que já fazem parte da coligação de direita que apoiará Faisal, como o PL e PSD, participaram de uma qualificação de marketing político digital para melhorarem suas campanhas na cidade.

 

Sair da versão mobile