CAMPO BOM

Política CB – Feltes derrotado

Feltes derrotado

Lembram que na semana passada publicamos que a campanha de Giovani Feltes (MDB) entrou na Justiça para questionar vídeos publicados no Facebook pelo irmão do prefeito Luciano Orsi (PDT)? Feltes dizia se tratar de fake news e difamação, mas o TRE de Campo Bom não entendeu dessa forma e indeferiu o pedido, mantendo no ar os vídeos de Marco Orsi Júnior.

 

O fantasma de 88

Conforme adiantamos na coluna anterior, o vídeo em questão remete à eleição de 88, onde o irmão do prefeito Luciano acusa Feltes de ter divulgado fake news para derrubar a candidatura de Nelcy Orsi, à época candidata a prefeita contra Feltes, que saiu vitorioso na ocasião.

 

A decisão do TRE

Para decidir que o vídeo divulgado por Marco Orsi não se trata de fake news, o juiz citou inclusive uma declaração do prefeito Luciano Orsi, que consta no vídeo, e que fala do episódio da eleição de 88. Ou seja: para o juiz, não é possível afirmar que é mentira que Feltes prejudicou Nelcy, porque o caso gera dúvidas em diversas pessoas, inclusive no atual prefeito. Assim, ele indeferiu o pedido de Feltes apontando que deve prevalecer a liberdade de manifestação do irmão do prefeito.

 

Na íntegra

“…analisando o vídeo (122914790) juntado aos autos, depreendo que o fato diz respeito a episódio ocorrido em 1988 em que a candidata então derrotada naquela eleição teria sido vítima de notícia falsa (higienizado as mãos com álcool após cumprimentar eleitores) perpetrada pelo representante (e a época vitorioso na eleição). Ora, não há qualquer indício ou prova de que referido fato seja sabidamente falso (para deixar claro, a propagação dessa notícia pelo então candidato em 1988 e ora representante). Do contrário, parece ser tema controverso na política do Município, na medida em que o vídeo relata discurso do atual prefeito referindo que sua mãe, então candidata, havia sido vítima de difamação e calúnia no ano de 1988 quando perdeu a eleição. Aparentemente trata-se de crítica de natureza política quanto a coerência ou não – e aqui não há qualquer consideração quanto ao mérito das condutas e escolhas – na medida em que o atual prefeito e seu partido integram aliança com o atual candidato. Nessa linha de raciocínio, embora de mau tom a utilização de imagens de pessoas falecidas e a crítica ácida, não vislumbro glosa necessária à publicação, devendo prevalecer, em análise liminar, a liberdade de manifestação.”

 

Resumindo

Para quem não entendeu e nem conhece o caso: na eleição de 88, Nelcy Orsi, mãe de Luciano Orsi e Marco Orsi Júnior, concorria à prefeita da cidade contra o jovem Giovani Feltes. Na fase decisiva da eleição surgiu um boato, que de tanto ser contado se tornou verdade repetida até hoje, que em visita a moradores, Nelcy Orsi teria limpado as mãos com álcool gel. Esse ato, que ninguém sabe se ocorreu ou não, prejudicou a candidatura de Nelcy e Feltes ganhou. Agora, o irmão do atual prefeito relembra o caso por meio de vídeos e faz críticas a Feltes.

 

É um dos motivos?

A divulgação do referido vídeo e a volta deste assunto de 1988 ao debate político traz um questionamento importante. Uma possível mágoa de Orsi com Feltes por conta do episódio pode ter sido crucial para ele demorar tanto para aceitar Feltes candidato e colocar o PDT de vice? Ou a aliança entre PDT e MDB que já vem desde 2016, através de Orsi e Feltes, mostra que não tem mágoa alguma por parte do prefeito?

 

A verdade é que…

Ninguém esperava que a eleição de 88 voltaria à tona justamente na eleição de 2024. E nem mesmo que o irmão do prefeito iria fazer uma oposição contra a aliança do irmão com Feltes. Coisas que só acontecem em eleição…

 

Selo contra

Desde então, a campanha de Giovani Feltes (MDB) vem utilizando um selo anti fake news e a favor de uma campanha limpa em todos os materiais publicados nas redes.

 

Mas…

Tem gente da equipe de Faisal Karam (REP) dizendo que quem está divulgando fake news o tempo todo, via WhatsApp e também nas ruas da cidade, é a campanha de Feltes.

 

 

Sair da versão mobile