NOVO HAMBURGO

Política Novo Hamburgo – CPI dos ônibus foi aprovada

CPI dos ônibus foi aprovada

A oposição apresentou um requerimento para aprovar um Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar um suposto não cumprimento das obrigações por parte da nova empresa concessionária do transporte coletivo de passageiros em nossa cidade. A investigação vai ser por conta dos atrasos, suspensão de linhas e estado dos veículos após uma avalanche de reclamações pelos passageiros. A bancada do PP, dos vereadores Gustavo Finck, Inspetor Luz e Cristiano Coller, assinaram o requerimento, que também teve as assinaturas dos vereadores Enio Brizola (PT) e Lurdes Valim (Republicanos).

 

Lorota?

A redução das linhas tinha como motivação um possível desabastecimento de combustível na cidade, gerou comentários de vereador que considerou “lorota” a explicação, já que a Sulpetro garantiu que não haveria desabastecimento. A prefeitura também disse que vários funcionários faltaram ao trabalho por terem sido atingidos pela enchente, além da redução do número de passageiros.

 

PSDB foi o fiel da balança a favor da CPI

Modificando a postura política na Câmara de Vereadores, o PSDB deu uma guinada para o lado da oposição, e os votos dos seus 3 vereadores, Tita, Felipe e Raizer, foi fundamental para a aprovação do requerimento que criou a CPI dos ônibus na cidade. Desta forma, a oposição venceu e aprovou o requerimento com 8 votos favoráveis, e 6 votos contrários (Darlan, Ica, Fernandinho, Peteffi, Ito Luciano e Vladi Lourenço).

 

Tropa de choque do governo é minoria

Fernandinho Lourenço (Solidariedade), Ito Luciano (Podemos) e Ica Ritter (MDB) são os 3 nomes que vão defender o governo Fátima Daudt na CPI. Lurdes Valim (Republicanos), Inspetor Luz (PP), Enio Brizola (PT) e Raizer (PSDB) vão aprofundar os questionamentos. Na prática, em votos, são 4 contra 3. Mas a depender do tom de voz, e do poder de articulação e persuasão, o governo aposta na liderança de Fernandinho Lourenço e Ito Luciano para “colocar água no chope da oposição”.

 

De bastidor

Após a oposição ter conseguido aprovar a CPI dos ônibus, nos bastidores da política já se fala em aprovar uma Comissão Processante para apurar a responsabilidade da prefeita no caso de suposta omissão da prefeitura municipal no caso do dique e da casa de bombas do bairro Santo Afonso. Esta comissão pode determinar ou não, por exemplo, a cassação da prefeita. Trataram sobre o tema lideranças ligadas ao PP e Republicanos. Alguém acredita nisso??

 

Deu ruim na justiça para o PSDB

Os vereadores Raizer Ferreira, Felipe Braum e Tita Santos foram para as redes sociais anunciar que o partido estava entrando com uma ação para obrigar a prefeitura a começar imediatamente a instalação de bombas no dique do Bairro Santo Afonso. O judiciário não concedeu a liminar e disse que a prefeitura já estava tomando as medidas necessárias para a solução do problema.

 

Direito de constatar

Na verdade, até ontem o PSDB fazia parte do governo Fátima Daudt (MDB), e com o anúncio da pré-candidatura de Raizer Ferreira para concorrer ao cargo de prefeito municipal, o partido a cada dia mais vem tentando se descolar do governo atual. Mesmo ainda tendo vários cargos de confiança nomeados, resolveu agir como oposição e buscou a justiça mostrando que está brigando pela população e denunciando uma suposta falta de ação do governo Fátima. Mas como todo tiro dado: pode acertar o alvo ou não. E neste caso, politicamente falando, o tiro foi no pé, pois a repercussão da ação dos tucanos, apesar de bem-intencionada, caiu nas imensas críticas da comunidade nas redes sociais. Lembranças da votação de Raizer e Tita contra a CPI da casa das bombas e até mesmo a favor do aumento do IPTU, quando o partido fazia parte do governo tucano, inundaram as postagens que noticiavam a ação dos tucanos.

 

As bombas estão chegando

Desde segunda feira as bombas instaladas pelo município de São Leopoldo estão funcionando, e na quarta a tarde chegou a primeira bomba que será instalada pela administração hamburguense. A mesma veio de São Paulo.

 

Reunião que teria rolado, mas não rolou

Correu a conversa de que Ito Luciano (Podemos), Tarcísio Zimmermann (PDT) e Raizer Ferreira (PSDB) teriam se encontrado nesta semana para discutir possível aliança nas eleições de outubro entre os partidos. A coluna resolveu checar a notícia com dois dos três citados. Ito Luciano e Raizer Ferreira negaram que a reunião aconteceu. Estavam todos focados nas ajudas aos desabrigados. A coluna nem precisou ligar para Zimmermann.

 

Pinga fogo da tragédia

– Novo Hamburgo teve reconhecida a sua situação de calamidade pública pelo governo federal. Deste modo, toda comunidade atingida poderá pleitear os recursos disponíveis para ajudar neste momento.

– As filas para registros das famílias na Secretaria de Desenvolvimento Social geraram reclamações da comunidade, que teve que esperar por horas para conseguir encaminhar seus registros. O detalhe é que somente com o cadastro as pessoas conseguem acessar os benefícios dos governos federal e estadual para as vítimas da tragédia. Apesar disso, a situação não é exclusiva apenas em Novo Hamburgo, pois praticamente em todo o estado ocorreram reclamações deste tipo.

 

Pinga fogo do oportunismo político

– Fazer parte do governo por sete anos e meio, e sair do mesmo governo e entrar com uma ação contra este mesmo governo do qual fez parte tanto tempo, pode ser chamado de que?

– Uma das figuras que apareceu no protesto dos moradores da Santo Afonso, já foi chefe de gabinete de vereador em legislatura passada, já esteve enrolado em denúncias de violência, e é pré-candidato a vereador agora em outubro. Oportunismo político é mato. O nível baixou, e não foi o das águas.

Sair da versão mobile