NOVO HAMBURGO

Política Novo Hamburgo – Começou a campanha eleitoral

Começou a campanha eleitoral

A partir desta sexta feira (16/08) começou a corrida eleitoral que vai eleger o prefeito, vice e vereadores em nossa cidade. E as coligações já têm nome: O PT de Fufa Azevedo com “Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil”. Já o PP de Gustavo Finck com “Coragem para mudar”. O PSDB de Raizer Ferreira com “Trabalho, fé e coragem”. O MDB de Tânia da Silva com “NH da união, do trabalho e da esperança”. E o PDT de Zimmermann com “Juntos por NH”.

 

O Solidariedade com PSDB, mas no governo do MDB?

Soa estranho no núcleo duro do governo Fátima Daudt que o Solidariedade, que é comandado pelo vereador Fernandinho Lourenço, tenha fechado coligação com os tucanos, que tem Raizer Ferreira como candidato a prefeito. É que o partido mantém vários cargos de confiança que fazem parte do governo municipal do MDB, que tem como candidata a prefeita a ex-diretora da FSNH, Tânia da Silva. O Solidariedade e o vereador Fernandinho comandam, através de indicação política, a importante Secretaria de Obras do bairro Canudos, considerado uma arma eleitoral, e que já ajudou a eleger o falecido vereador Serjão Hanich, que ocupou o cargo de 2005 a 2008.

 

Direito de perguntar

Os cargos de confiança do Solidariedade vão apoiar a candidata a prefeita do governo, Tânia da Silva, ou o candidato que o partido vai apoiar oficialmente, Raizer Ferreira (PSDB)?

 

Direito de constatar

Nos bastidores da direita na cidade, que está na oposição ao governo municipal, a estratégia que a coluna ouviu de pessoas ligadas ao grupo é de que as candidaturas de Tânia da Silva (MDB) e Raizer Ferreira (PSDB), serão colocadas no mesmo campo político de centro-esquerda, e de continuidade do governo Fátima Daudt.

 

Os rumores eram só rumores (1)

Quem apostava que Raizer Ferreira ainda poderia deixar sua pré-candidatura para compor a chapa com Tarcísio Zimmermann (PDT), deu com os burros na água. Zimmermann é candidato a prefeito pelo PDT, e Raizer Ferreira será candidato a prefeito pelo PSDB.

 

Os rumores eram só rumores (2)

A coluna recebeu uma ligação do vereador Ito Luciano (Podemos), que disse de forma indignada que os rumores de que o Podemos poderia estar negociando cargos e apoio com o candidato Tarcísio Zimmermann (PDT) não para de pé, e que não existe a mínima possibilidade de acontecer. Ito afirmou lealdade e apoio incondicional para a chapa encabeçada por Tânia da Silva do MDB. Está dado o recado do principal líder do Podemos na cidade.

 

Pinga fogo da esquerda

– O Presidente Lula (PT) estará na região durante esta sexta-feira, para entregas e inaugurações, como a prevista do viaduto da Scharlau, que deverá ser aberto para passagem dos veículos em direção NH-POA.

– Candidatos não podem participar de atos de inauguração, então resta saber se Fufa Azevedo e Danusa Alhandra, em algum momento, conseguirão gravar e conversar com Lula, que deve demonstrar todo apoio político ao candidato do seu partido.

– E Tarcísio Zimmermann, que está agora no PDT, e que deixou muitos petistas desagradados da sua saída ruidosa, será que vai conseguir ser recebido por Lula? Esta é a pergunta que só vai ser respondida após a volta de Lula para a capital federal.

 

Todos já estão registrados no TRE

No site do Tribunal Regional Eleitoral já consta as candidaturas a prefeito e vice de todos os partidos: PDT, PP, PSDB e MDB. Na semana passada informamos a do PT. Zimmermann declarou como patrimônio somente uma casa avaliada em 450 mil reais. Gustavo Finck declarou não ter bens. Tânia da Silva declarou bens de 66 mil reais, sendo o mais valioso uma Kia Sorento avaliada em 45 mil reais. Raizer Ferreira informou bens no valor de 900 mil reais, sendo o mais valioso uma casa no valor de 700 mil reais, e dois veículos avaliados em 172 mil reais.

 

Pinga fogo político

– No site de divulgação de candidaturas, consultado nesta quinta-feira pela coluna, constaram 149 nomes como candidatos e candidatas a vereança em nossa cidade.

– Carlinhos Schenlrte concorrerá pelo Podemos, e declarou patrimônio de quase 1,5 milhão de reais, sendo 1,3 milhão como casa, prédio e lojas comerciais. Carlinhos já foi vereador na cidade e atualmente é suplente.

– Daia Hanich (MDB), que é policial civil, e filha do falecido vereador Serjão Hanich, tenta obter o mandato de vereadora, sucedendo e dando sequência no trabalho de seu pai.

 

Frase de para-choque de caminhão

“…E quando for entrar para vida política… Não se esqueça de fazer uma bela faxina no seu passado.”

 

PP não registrou candidatura de Cleisson Rabaioli

O comunicador Cleisson Rabaioli lançou nesta quinta-feira um comunicado oficial, afirmando que o PP, partido no qual era pré-candidato a vereador em Novo Hamburgo, não registrou sua candidatura, o deixando de fora do pleito deste ano. Ele também teceu críticas à liderança Progressista na cidade, que “de forma maldosa e mentirosa” o impediu de concorrer a uma vaga na Câmara municipal.

Rabaioli tem forte presença no bairro São José Kephas, atuando junto à comunidade Católica e também como comunicador da Rádio Horizonte.

 

Sair da versão mobile