NOVO HAMBURGO

Política Novo Hamburgo – Pesquisa impugnada

Pesquisa impugnada 1

A Vale TV contratou pesquisa de intenção de votos, pela Studio Pesquisas e Consultoria Ltda., no dia 09 de setembro último. Porém, após ação da Coligação Coragem para Mudar, de Gustavo Finck (PP), a Justiça Eleitoral suspendeu a realização da pesquisa para averiguações e comprovações. A coluna apurou nos bastidores, que é provável que após os esclarecimentos, a pesquisa possa ir a campo novamente para ouvir as pessoas e posteriormente efetuarem a divulgação, aí sim com autorização da justiça eleitoral.

 

Pesquisa impugnada 2

A Coligação Coragem para Mudar, de Gustavo Finck (PP) e Gerson Haas (PL), contratou pesquisa de intenção de votos, pelo Instituto Amostra Ltda., no dia 14 de setembro último. Porém, após ação da Coligação “Trabalho, Fé e Coragem”, de Raizer Ferreira (PSDB), a Justiça Eleitoral suspendeu a realização da pesquisa para averiguações e comprovações. Outra coligação que também entrou com ação contra a pesquisa mencionada foi a Coligação “NH da união, do trabalho e da esperança”, da candidata Tânia da Silva (MDB). A coluna apurou nos bastidores, que é provável que após os esclarecimentos, a pesquisa possa ir a campo novamente para ouvir as pessoas e posteriormente efetuarem a divulgação, aí sim com autorização da justiça eleitoral.

 

Direito de informar

O Instituto Amostra, contratado pela Coligação Coragem para Mudar, do candidato Gustavo Finck (PP), também já fez pesquisa para o PSDB, no período pré-eleitoral deste ano, que era presidido na época por Raizer Ferreira, hoje candidato a prefeito, e da coligação proponente do pedido de impugnação.

 

Panfleto sofre ação por simular suposta pesquisa

A “Coligação Coragem para Mudar”, de Gustavo Finck (PP), entrou com representação contra panfleto impresso e distribuído pela “Coligação Trabalho, Fé e Coragem”, de Raizer Ferreira (PSDB), alegando que o material impresso supostamente informava um resultado eleitoral com um determinado candidato a frente dos outros, “simulando uma pesquisa eleitoral”, sem registro na Justiça Eleitoral. Até o presente momento não houve decisão sobre a denúncia.

 

De cocheira 1

As ações envolvendo as pesquisas eleitorais tem como objetivo trabalhar dentro da cidade o chamado “voto útil”, que é aquele que mostra que os candidatos que estão a frente, devem receber o voto da população para evitar uma possível vitória do adversário, a quem – de um lado ou do outro – as pessoas não querem ver eleito. Por exemplo, as coligações vão tentar mostrar que para vencer a eleição o candidato mais bem posicionado de um campo político (esquerda, direita, centrão) deve ser priorizado no voto, para evitar que o candidato mais bem posicionado do campo político adverso seja eleito.

 

De cocheira 2

Nos bastidores, surgiram especulações de que, após divulgação das pesquisas eleitorais registradas, caso autorizadas pela justiça eleitoral, e publicadas, podem fazer com que lideranças da direita e da esquerda façam movimentos políticos no sentido de sensibilizar aqueles que estiverem em posição menos favorável, eleitoralmente falando, a desistir da candidatura para apoiar o candidato mais bem posicionado.

 

O que aconteceu em São Leopoldo?

Na cidade vizinha aconteceu o seguinte: após divulgação de pesquisa eleitoral, a coligação liderada pelo PSDB do então candidato a prefeito Gabriel Dias, desistiu da candidatura para declarar apoio ao candidato a prefeito Heliomar Franco (PL), que conta com Regina Caetano (PP) de candidata a vice. Após entrevista coletiva dos envolvidos, e do farto material que consta nas redes sociais, a justificativa foi de que para vencer o candidato do PT, Nelson Spolaor, era necessário a unidade entre partidos do mesmo campo político.

 

Direito de constatar

Dificilmente vai se repetir em NH o que aconteceu em São Leopoldo, pois os candidatos Raizer (PSDB) e Finck (PP), tem se bicado nos debates, nas entrevistas e nas redes sociais.

 

Banzé dos grandes

Está dando uma chiadeira das grandes entre os candidatos e candidatas a vereança, no caso de recebimento de verbas do fundo eleitoral. Já há candidatos procurando a imprensa para denunciar falta de critérios e supostas injustiças. Alguém tem dúvidas que este será mais um assunto que vai cair na justiça eleitoral?

 

Shopee e melancia na campanha em NH

Gustavo Finck (PP) vem sendo atacado nas redes sociais por apoiadores de Raizer Ferreira (PSDB), com emojis de melancia, bastando ele aparecer em alguma entrevista ou debate. Mas Finck também foi ao ataque contra Raizer nesta semana, em entrevista ao Dudu News: disse que “Raizer era o Pablo Marçal da Shopee”, pelo fato dele estar utilizando um boné azul, ao estilo do candidato a prefeito de SP. Os apoiadores, de um ou de outro, vão ao êxtase ante as discussões acaloradas!

 

Fernandinho impugnado, mas vai concorrer!

O candidato a reeleição como vereador, Fernandinho Lourenço, do Solidariedade, teve o registro da sua candidatura impugnado pela Justiça Eleitoral, e quem pediu a impugnação não foi nenhum candidato ou coligação, e sim o Ministério Público Eleitoral, que viu uma suposta irregularidade no cumprimento à lei da ficha limpa, pois Fernandinho foi condenado em um processo por porte ilegal de arma. Contudo, o vereador e seus advogados afirmam que ele teve a pena extinta, por conta de um salvo conduto em vários casos semelhantes, assinado pelo ex-presidente Bolsonaro. Ele apresentou recurso, que tem efeito suspensivo e a campanha segue.

Sair da versão mobile