NOVO HAMBURGO

Política Novo Hamburgo – Pinga fogo eleitoral

Pinga fogo eleitoral

– O PDT estadual contratou pesquisa em várias cidades onde o partido pode ter candidato ao cargo de prefeito. O nome em NH é do ex-prefeito e ex-deputado federal e estadual, Tarcísio Zimmermann. Fontes ligadas ao pré-candidato trabalhista afirmaram que os números agradaram ao comando estadual do PDT, ao próprio pré-candidato e ao núcleo trabalhista hamburguense

– Tarcísio Zimmermann não perde tempo e já marcou para o próximo sábado, dia 23/06, as 10:30hs, a reinauguração da sede do PDT na cidade. O ato contará com a presença de lideranças estaduais do partido, além de apoiadores do ex-prefeito e filiados ao partido na cidade.

 

Da política para o privado

Após passar quase 4 anos como Procurador Geral do Município de Campo Bom na gestão de Luciano Orsi (PDT), e mais quase 4 anos como Secretário de Administração da Prefeitura de Novo Hamburgo na gestão Fátima Daudt (MDB), o advogado Fauston Saraiva aceitou um convite para ser o novo Diretor Executivo da Associação Comercial e Industrial de NH, CB e EV. O convite foi baseado em processo de seleção profissional que a entidade realizou no passado, e Fauston não hesitou em aceitar. Após adquirir vasta experiência na área pública, ele deverá exercer justamente o papel de relações institucionais da entidade junto dos municípios, do Estado e da União, além dos Poderes constituídos.

 

De cocheira

Durante o processo de desligamento de Fauston Saraiva das suas funções públicas, para assumir o cargo junto à ACI, o nome da advogada Andrea Schneider foi oferecido para um dos membros da ACI, por importante pessoa que atua na política hamburguense, como sugestão para ocupar a diretoria agora ocupada por Fauston. A entidade declinou da indicação. Andrea é a primeira-dama de Esteio e já foi diretora do Grupo Sinos.

 

Pré-candidatos continuam se carneando

A disputa pelos votos no Bairro Kephas será acirrada nas eleições. São perto de 10 pré-candidatos com domicílio no local. Nem começou a disputa oficial e o suplente de vereador Rafael Lucas (Podemos) fez séria acusação em rede social contra o atual vereador Darlan Oliveira (MDB), postando foto de um local que estava sujo e que havia limpado com voluntários durante um dia nesta semana, e novamente outra foto com o local sujo novamente, com entulhos, onde ele escreveu: “O difícil é acreditar que, segundo eles, foram orientados pelo atual vereador do bairro a descartar o lixo ali.” Depois das fotos postou um vídeo da moradora confirmando a denúncia e dando nome aos envolvidos. A denúncia é grave, fica o espaço para o vereador se manifestar.

 

PL terá novo presidente

O Partido Liberal terá um novo presidente nos próximos dias. O nome era de Jorge Stoffel, mas ele se desfiliou do partido.  O vice-presidente era o empresário Paulo Kopschina, que poderá assumir a presidência. Gerson Haas é outro nome que pode presidir a sigla. A nova direção unirá ainda mais a aliança política dos irmãos Zucco na cidade, aonde foram os mais votados nas eleições de 2022, para os cargos de deputado federal e estadual. O PL deverá confirmar a candidatura a chapa majoritária, e um empresário deve ser o escolhido: Paulo Kopschina ou Gerson Haas. Todos foram presidentes de entidades empresariais, sendo Kopschina da ACI-NH e Haas do Sinplast-RS.

 

Progressistas fechados com Finck

Já o pré-candidato a prefeito pelo PP, vereador Gustavo Finck, teve reunião do partido nesta semana, que contou com a presença de várias lideranças, entre as quais a do deputado estadual Issur Koch, que está participando ativamente da construção da pré-candidatura de Finck, além das pré-candidaturas dos vereadores. E a presença do deputado é considerada essencial para o êxito nas urnas.

 

De cocheira

Quem conversou com Gustavo Finck (PP) nos últimos dias, percebeu um ânimo renovado que tem a ver com o resultado de pesquisas internas de partidos políticos, no qual o nome do progressista teria aparecido como o mais competitivo no enfrentamento com o PDT de Zimmermann. Finck sabe que Zucco lidera as pesquisas e que tem a preferência para ser o candidato da direita na cidade, mas caso o delegado não concorra, está pronto para vestir o uniforme e entrar em campo.

 

Números

Estes são os números de votos que fizeram os candidatos a vereador dos referidos partidos, que conseguiram eleger vereadores em 2020. Partidos como PSL, PL, PSB, PRTB, PSL, PSOL, PCdoB, DEM e PSC não elegeram vereadores.

PSDB – 21.117 votos. / PTB – 14.314 votos. / PP – 13.634 votos / MDB – 12.752 votos / PDT – 11.466 votos. / PT – 10.119 votos. / Republicanos – 8.756 votos.

 

Secretária de Obras elogiada por parlamentares

A secretária de obras Greice da Luz (MDB), mesmo em meio a tragédia, vem sendo elogiada dentro da Câmara, até por vereadores de oposição que costumam mandar mais críticas do que elogios. Raizer Ferreira (PSDB) e Gustavo Finck (PP), da oposição, elogiaram o desempenho da secretária, além de Gerson Peteffi (MDB), que é o presidente do legislativo.

 

CPI do transporte coletivo

Fica a dica aos vereadores: quem conhece o processo de contratação na área pública deveria comparar os dois editais e os dois contratos que envolvem o transporte público na cidade. O primeiro contrato a ser analisado é o anterior com a empresa concessionária anterior, e depois comparar com o contrato com a concessionária atual. Segundo fontes da coluna, os quantitativos de linhas, veículos, entre outras exigências do contrato atual, são inferiores ao contrato anterior. Por isso, muitas cobranças e comparações com o serviço anterior estariam sendo feitas sem o conhecimento dos quantitativos contratuais que efetivamente são responsabilidade da atual concessionária.

 

Frase de para-choque de caminhão

“Em política, sempre é preciso deixar um osso para a oposição roer.”

Sair da versão mobile