NOVO HAMBURGO
Política Novo Hamburgo – Raizer feliz com pesquisa
Raizer feliz com pesquisa
Como todo político experiente que anda com uma pesquisa política debaixo do braço, o vereador Raizer Ferreira (PSDB), tenta alavancar apoios para a sua pré-candidatura mostrando força tal qual a pré-candidatura de Gustavo Finck, do Progressistas. Segundo fontes da coluna, a soma da intenção de votos de ambos os candidatos chegaria a quase 1/3 dos entrevistados, em pesquisa não registrada e contratada junto ao Instituto Amostra. A dupla Finck e Raizer disputam espaço para representar a direita na cidade, com apoio ainda do Partido Liberal e do Republicanos.
Finck largou na frente
Quem viajou ao Distrito Federal e teve encontro reservado com o ex-presidente Jair Bolsonaro foi o pré-candidato a prefeito Gustavo Finck do PP. Junto com ele viajou o pré-candidato a vice-prefeito Gerson Haas, do PL. A viagem teria sido articulada pelos Deputados Estadual Delegado Zucco e Federal Tenente Coronel Zucco. O encontro seria mais um passo importante dentro da construção política que a direita está tentando viabilizar na cidade.
Zimmermann já tem slogan de pré-campanha
O ex-prefeito Tarcísio Zimmermann (PDT) já trabalha para compensar o número reduzido de pré-candidatos a vereador que deverá ter quando a campanha começar, e está andando nas áreas mais movimentadas da cidade, como no Centro, nas praças, nas bancas e no paradão, por exemplo, onde entrega um panfleto do seu partido, informando que é pré-candidato a prefeito e apresenta os pré-candidatos do PDT a vereança na cidade. Aliado ao tradicional “gastar sola de sapato e saliva”, Zimmermann também está gravando vídeos lembrando de suas realizações como prefeito, e gravando com os pré-candidatos a vereador. Além disto, o slogan que ele coloca no material que tem divulgado nas redes sociais é “juntos para reconstruir”, ligado com a realidade dos gaúchos e hamburguenses atingidos pela tragédia climática. Os governos estadual e federal trabalham no mesmo sentido, com planos e campanhas de marketing focados na “reconstrução”.
Direito de constatar
Tarcísio Zimmermann (PDT) larga na frente do próprio PT na cidade, cujo pré-candidato é Fufa Azevedo, quando procura ligar seu slogan no do governo federal de Lula, cujo slogan desde o início do mandato é “união e reconstrução”.
Tânia sem Fátima?
Quem acompanha as redes sociais da pré-candidata a prefeita Tânia da Silva (MDB), observa que desde a tragédia climática que assolou nossa cidade, é muito difícil encontrar uma única foto dela junto com a prefeita Fátima Daudt (MDB). O fato confirma a informação que a coluna trouxe de que as pesquisas mostram uma avaliação negativa da atual gestão, principalmente após as enchentes do mês de maio. A estratégia da atual pré-candidata é mostrar que ela saiu de Novo Hamburgo para trabalhar profissionalmente em Dois Irmãos, onde acabou sendo escolhida e eleita vereadora, e depois prefeita, realizando um trabalho reconhecido pelos moradores da cidade vizinha. A estratégia de marketing trabalha as características da pré-candidata e a apresenta como alguém que capacidade de gestão e experiência.
Direito de constatar
Não há como negar que a coordenação de marketing da campanha da pré-candidata a prefeita Tânia da Silva (MDB), descolou a imagem dela da imagem da prefeita. O cálculo é eminentemente político, onde a pré-candidatura conta com o apoio dos cargos de confiança e da máquina pública, colhendo os louros das boas realizações, mas procura descolar da rejeição. Nos bastidores as duas possuem relação de amizade e traçam juntas os planos para tentar a vitória nas eleições.
De cocheira
Reforço na campanha da direita: Bolsonaro deve vir ao Vale dos Sinos para participar das campanhas em São Leopoldo e Novo Hamburgo. Duas grandes cidades, onde o PL deverá ter a cabeça de chapa em São Leopoldo com o PP de vice, e o PP deverá ter a cabeça de chapa em Novo Hamburgo com o PL de vice.
Direito de constatar
Os bolsonaristas entendem que não há espaço para a divisões da direita e na oposição, sob pena de entregar a eleição para a esquerda. Segundo fontes ouvidas pela coluna seria muito difícil um cenário com vitória da atual gestão nas eleições. Além disso, na visão deles o ideal é que PT/PCdoB caminhem separados do PDT, o que faria que existissem somente 4 pré-candidaturas: 1) PDT/PSB; 2) MDB/POD/PSD; 3) PT/PCdoB; 4) PL/PP/REP/PSDB/PRD.
Pinga-fogo republicano
– Liderança presente em reunião do Republicanos que aconteceu nesta semana disse que o Deputado Delegado Zucco não deverá concorrer ao cargo de prefeito na cidade. A informação ainda não é confirmada pelo partido, mas o meio político já dá como certo a sua não participação como candidato.
– Outro sinal: a Câmara de Vereadores entrevistou todos os pré-candidatos a prefeito: Tarcísio (PDT), Fufa (PT), Finck (PP), Raizer (PSDB) e Tânia (MDB). Zucco não foi entrevistado.
– Um leitor do jornal passou num comércio tradicional da cidade e viu o deputado Delegado Zucco tomando um cafezinho com o vereador Raizer Ferreira, no início desta semana. O assunto do cafezinho com certeza não era receita de bolo…
Fufa promete auditoria no IPASEM
O pré-candidato a prefeito pelo PT na cidade, o ex-vereador Fufa Azevedo, fez vídeo falando sobre a situação do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais, e assumindo dois compromissos caso seja escolhido como o mandatário da cidade, sendo o primeiro de que irá realizar o pagamento rigorosamente em dia dos pagamentos para o Ipasem, que são devidos a cada mês. O segundo será o de realizar uma auditoria para entender como a situação financeira do instituto chegou num patamar grave e de extrema preocupação. Disse ainda que responsabilidades deverão ser apontadas, e responsáveis deverão dar explicações.
Pinga-fogo petista e comunista
– Fufa Azevedo e Danusa Alhandra fazem visitas políticas em conjunto, para mostrar afinidade e comprometimento entre o PT e o PCdoB, partidos que pretendem manter o pré-acordo onde o PT indicará o candidato a prefeito (Fufa) e o PCdoB a vice-prefeito (Danusa).
– A foto postada foi no gabinete da deputada Bruna Rodrigues (PT), mostrando que os líderes partidários da Federação do PT/PCdoB estão alinhados com a dobradinha na cidade.
– O recado que a aliança PT/PCdoB passa para o meio político é que a candidatura de Fufa Azevedo está consolidada, e que não haverá espaço para recuos.
Frase de para-choque de caminhão
“Você pode dar um castelo para um rato, mas ele não entende, sempre vai procurar um esgoto.”